No caso das manifestações, elas podem
ser feitas apenas pela internet?
Não. A população pode registrar suas solicitações
por outros canais disponibilizados pela Ouvidoria, tais como: presencial na sede
da Ouvidoria, por telefone, por e-mail e também por WhatsApp. Veja nossos canais de
atendimento a página principal.
Como saberei se minha manifestação foi recebida?
Nas manifestações identificadas em que a pessoa
informa e-mail ou telefone,
a Ouvidoria informa passo-a-passo todo o trâmite da manifestação. Também é possível
acompanhar
online digitando o número da manifestação na página da Ouvidoria na Internet.
Qual a tramitação que minha manifestação
terá?
Assim que a manifestação é recebida, ela é
transformada num processo com protocolo e a seguir enviada para a secretaria de destino. É
feito o monitoramento com prazos para respostas. A resposta é enviada para o autor da
manifestação.
Como eu consigo saber o resultado da minha solicitação ou
reclamação?
Se a manifestação teve autor identificado por um
e-mail ou um telefone, a resposta é enviada para esse e-mail ou telefone. Quem preferiu
fazer a manifestação anônima não é possível dar retorno.
Tem algum tipo de proteção a quem faz denúncia? O cidadão tem direito a ter sua identidade
preservada. Está previsto na Lei de Acesso à Informação. A Ouvidoria tem como receber o
cidadão e garantir o anonimato de sua denúncia
Como faço para entrar em contato com a Ouvidoria?
Clique na parte superior do Site da Ouvidoria e lá
estão informados todos os canais de interação e os horários e formas de como acessá-los.
O prefeito municipal tem acesso às manifestações?
Todos os meses é enviado relatório ao Gestor
municipal e aos secretários das áreas afins com os tipos de manifestações, a resolutividade,
o tempo decorrido, as pendências, etc.