quarta-feira - 01/07/2020

Secretaria Executiva de Meio Ambiente estruturou Parque Maurício de Oliveira e intensificou fiscalização na cidade

De 2017 até 2020 a Secretaria Executiva do Meio Ambiente trabalhou em vários setores. Desde comandando a estruturação física do Parque Municipal Maurício de Oliveira, até trabalhos educativos nas escolas da rede pública do município. No Parque, foram construídos banheiros para o público em geral, uma área para receber as crianças, além de salas administrativas.

“Os acessos foram reestruturados com caramanchões, bancos e mesas de apoio. A parte de estrutura física, que antes não existia, foi feita durante a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini", destacou Doriana Burlamarqui, diretora-executiva de Meio Ambiente.

Parque Municipal Maurício de Oliveira é diversão para crianças. Foto: Carlos Costa.

Antes do Parque ser fechado, devido à pandemia do novo coronavírus, foram realizados também trabalhos de educação ambiental com os alunos de escolas públicas e privadas de Mossoró e de outros municípios, guiados pela diretora do parque, Raphaela Araújo, ou então por estagiários. Doriana explica que o trabalho de palestras e oficinas, seja nas escolas ou então no Parque, teve como objetivo não apenas educar as crianças, mas levar também ensinamentos aos adultos.

"De 2017 até agora foi feito um trabalho direto em cada escola, com palestras, minicursos e oficinas. O nosso trabalho é direcionado as crianças, mas temos o foco ligado à sociedade de modo geral. Eles levam os ensinamentos para os pais", falou.

FISCALIZAÇÃO

Outro ponto a ser destacado durante esses três anos e 6 meses, é a fiscalização ambiental e urbanística. A cidade foi dividida em 9 zonas, onde cada uma é responsável por uma equipe de fiscais.

“Fizemos isso com o intuito de ser mais fácil o monitoramento geral da cidade. Quando você tem uma equipe responsável por uma zona, é mais fácil de identificar a problemática daquela área. Adotamos para que a cidade fosse monitorada e fiscalizada de uma forma mais assertiva”, disse, Doriana.

LICENCIAMENTO

Durante o período de isolamento social devido à COVID-19, os processos de licenciamento foram realizados pela internet, possibilitando então uma alternativa para que o contribuinte realizasse o serviço.

“Durante toda pandemia que estamos vivendo, adotamos o atendimento por e-mail, que era protocolado e encaminhado para cada setor responsável. Se gerasse pendência ia direto para o contribuinte, e se tivesse tudo ok, já gerava o protocolo para receber o processo", finalizou, Doriana.

PANDEMIA

Somente durante à pandemia, foram emitidas 298 ordens de serviços para fiscalização ambiental e urbanística. Foram protocolados 200 solicitações de licenciamento ambiental, e 1009 no setor de urbanismo.