quarta-feira - 01/07/2020

Secretaria de Esportes amplia Viva a Rio Branco e implementa diversos projetos na cidade

O esporte de Mossoró vem recebendo uma grande atenção. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, ampliou e consolidou o projeto Viva Rio Branco, considerado o maior projeto de
lazer a céu aberto de Mossoró.

Até antes da pandemia do novo coronavírus, todos os domingos parte da Avenida Rio Branco era interditada para a prática de atividades esportivas, recreativas e culturais, reunindo milhares de pessoas.

Antes da pandemia, Rio Branco recebia milhares de pessoas todos os domingo. Foto: Carlos Costa.

Foram implementadas também aulas de dança na Praça dos Patins, e de circuito funcional na Praça de Eventos, sem gerar custo extra ao município. Aulas de Karatê, e Kung Fu, Box Chinês e Tae Chi Chuan, além de Capoeira, Tae Kwon Do e RitBox, foram realizados.

"Realizamos mais de 50 aulões aos domigos e 250 aulões de dança na praça de Patins e de Circuito Funcional na quadra de eventos", explicou o Secretário de Esportes, Aldo Gondim.

GINÁSTICA

O Projeto “Jovem Promessa da Ginástica” é uma atividade do centro de
excelência de Ginástica Artística, que conta com o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), através da Federação Norte-Riograndense de Ginástica (FNG).

Município assumiu responsabilidade da Ginastica Artística. Foto: SECOM

"A partir do mês de agosto do ano de 2018, aconteceu a suspensão do patrocínio da Caixa e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Federação Norte-Riograndense de Ginástica (FNG) passando, então, à Prefeitura Municipal de Mossoró a total responsabilidade do projeto", disse, Aldo Gondim.

Antes da pandemia, as aulas eram realizadas diariamente, de segunda-feira à sexta-feira em dois turnos, no ginásio Olímpico Flávio Leandro Bezerra da Rocha, (na Escola Municipal Raimundo Fernandes).

Na gestão atual, o número de vagas mais que dobrou, saindo de 100 para 250 crianças atendidas.

OUTROS PROJETOS

A Secretaria de Esportes realizou diversos outros projetos, como a Maratona de Revezamento Rota do Sol Nascente, única prova de longa distância realizada no interior do estado. A prova é uma parceria da Prefeitura de Mossoró, com o Prefeitura de Tibau.

Em 2019, aconteceu também o retorno do Circuito de Futebol Amador na cidade, o 'Suburbão', que foi grande sucesso. "Nessa edição, realizamos a competição com 64 equipes, utilizamos 8 campos, 4 na zona urbana e 4 na zona rural. Esse ano o campeonato estava programa com 96 equipes, mas, infelizmente em função da pandemia, não tivemos como realizar", disse, Aldo.

América de Coqueiro venceu a edição do Suburbão, em 2019. Foto: Luciano Lellys.

Também foi implementado durante a gestão da Prefeita Rosalba Ciarlini, o Dia do Desafio, que foi criado no Canadá e é difundido de forma mundial como uma promoção ao esporte.

Durante o Mossoró Cidade Junina, a Secretaria de Esporte e Lazer e incorporou dois novos eventos na programação: Corrida de Pedestrianismo Mossoró Cidade Junina e o Passeio Ciclístico Mossoró Cidade Junina.

PANDEMIA

Mesmo durante à pandemia, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realiza de forma Virtual a Corrida de Pedestrianismo Mossoró Cidade Junina, com a participação de 250 atletas que farão sua corrida dentro de sua casa e comprovará sua participação através de programa de computador ou celular.