segunda-feira - 01/09/2025
Prefeitura de Mossoró inicia programação da campanha "Setembro Amarelo"
Por: Thiago Braga
Nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Mossoró iniciou as atividades da campanha “Setembro Amarelo”. A solenidade de abertura do mês temático foi realizada no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, no bairro Aeroporto, com ações destacando a valorização à vida.
A campanha visa à valorização da vida e prevenção ao suicídio. Temáticas que são trabalhadas durante todo o ano, mas que ganham reforço durante este mês. Um trabalho em rede que envolve diversos tipos de públicos – de crianças a idosos.

“Iniciamos hoje o ‘Setembro Amarelo’, um compromisso com a vida. Vamos valorizar a nossa vida. Estaremos, este mês, enfatizando este tema em todos os nossos equipamentos de saúde, com palestras, orientações, com apoio dos profissionais, psicólogos, psiquiatras. E todas as unidades estão preparadas para receber qualquer pessoa que venha a precisar de um momento com nossos profissionais”, informou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
A abertura do evento trouxe apresentações culturais de pacientes atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na rede de cuidados à saúde mental, com destaque para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Hospital Psiquiátrico Milton Marques de Medeiros. Além disso, o encontro apresentou palestra com médico especialista e informações referentes à campanha.

“Neste momento, vamos tratar sobre as formas de reconhecimento, fatores de risco e prevenção ao suicídio, que é a das situações da psiquiatria mais graves. Vamos passar para o pessoal aqui, basicamente formas de reconhecimento de gravidade, de sintomas psiquiátricos, de intenção ao suicídio e mostrar como deve-se conduzir os casos”, explicou Giliano Carlos, médico psiquiatra.
Com a campanha, os profissionais de saúde abordam a conscientização para importância que a vida tem, trabalhando na prevenção ao suicídio, tema que ainda é visto como um tabu. “Nós estamos vivendo em um momento que é necessário a gente buscar ajuda, auxílios profissionais, amigos, parentes, para que a gente possa estar se envolvendo e saindo de situações adversas. É importante essa campanha de conscientização para nos entendermos e saber aquilo que está causando sofrimento e, assim, buscar ajuda. Essa é a campanha do ‘Setembro Amarelo’ que a Prefeitura Municipal de Mossoró se envolve, está engajando todos os profissionais de saúde. Um mês para conscientizar às pessoas para buscar auxílio”, explicou Adriano Freitas, diretor de Atenção Especializada em Saúde do município.

“É um tema que a gente sabe que tem ênfase pelo mês, mas é algo que a gente destina o ano inteiro. Temos que ter cuidado com a saúde mental, valorizar a vida e, principalmente, intensificar isso nos equipamentos de saúde mental. Uma série de atividades será realizada ao longo deste mês, justamente para trabalhar essa temática”, declarou Érika Santos, gerente de Saúde Mental do munícipio.
CVV - Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Os contatos com o CVV acontecem das seguintes formas: pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação); pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

