segunda-feira - 01/09/2025

Secretaria de Educação de Mossoró cria simulado para reforçar alfabetização no ensino básico

O Simalfa visa reforçar o processo ensino-aprendizagem para garantir que os alunos consigam concluir o 2º ano do Ensino Fundamental completamente alfabetizados

Por: Sayonara Amorim

Wilson Moreno (Secom\PMM) Wilson Moreno (Secom\PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa "Mossoró Cidade Educação", está realizando o 1º Simulado Mossoró Alfabetização (1º SIMALFA). A ação é destinada aos alunos do 2º ano do ensino básico e pretende prepará-los para realização da prova do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS), que acontecerá no próximo mês de outubro.

Na prática, o Simalfa visa reforçar o processo ensino-aprendizagem para garantir que os alunos consigam concluir o 2º ano do Ensino Fundamental completamente alfabetizados, cumprindo as exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável por avaliar o nível de alfabetização das crianças estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental no Brasil.

Na Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, os alunos estão sendo preparados para a realização do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS ALFA), realizado anualmente pela Secretaria de Estado da Educação, Esporte, Cultura e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) fazendo os simulados.

Segundo o diretor da unidade, Maciel de Oliveira, o Simalfa representa um reforço importante no processo de aprendizagem dos alunos. “O Simalfa vem nos ajudar no monitoramento da aprendizagem porque a gente consegue ver, mediante avaliação nossa, como está o andamento das turmas, o planejamento do professor e a execução das atividades em sala e, acima de tudo, como está a aprendizagem do aluno”, destacou Maciel.

Outro ponto importante ressaltado por Maciel é que o Simalfa auxilia também no monitoramento do desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com baixa visão, que têm hiperatividade e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). “O Simalfa também vai nos ajudar no planejamento de ações futuras, porque quando nós pegarmos o resultado e avaliarmos gestão, supervisão e professor vamos ter como identificar onde os alunos estão com maior dificuldade na escrita de português, por exemplo, e a partir dessa percepção teremos condições de montar ações para suprir essa dificuldade”, acrescentou.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Rilzonete Batista, o Simalfa só foi possível ser realizado com o apoio dos secretários Leonardo Dantas e Adler Severiano. Ela explica que o simulado é uma atividade avaliativa, criada para atender os 1.532 estudantes do 2° Ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal. “Esse simulado visa fazer um diagnóstico do nível de desenvolvimento dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Os dados dos resultados apresentados do Simalfa nos servirão para construir um planejamento com estratégias pedagógicas mais precisas com foco nas habilidades que os estudantes mais tiveram dificuldades, e assim, poder ajudar nesse processo de leitura, interpretação e escrita”, detalhou Rilzonete.

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