segunda-feira - 22/01/2024

“Mossoró Rural”: sucesso da 1ª edição é base para implementação de lei municipal

Por: Edinaldo Moreno

O programa “Mossoró Rural” vem transformando o cenário agropecuário de Mossoró, fortalecendo as comunidades rurais e promovendo o desenvolvimento sustentável, apoio à agricultura local e garantindo o sustento dos agricultores familiares do município. A lei n.º 4.101, de 21 de dezembro de 2023, instituiu o programa como política pública de desenvolvimento estratégico da agricultura local, sendo sancionada pelo prefeito Allyson Bezerra no final do ano passado.

O sucesso da primeira edição do “Mossoró Rural” foi base para a implementação da segunda edição do programa e também da lei municipal. A segunda edição do programa contará mais de 16 mil horas. A 1ª edição teve mais de mil atendimentos, desde forma direta mensal com consultoria até capacitações, oficinas, dias de campo, caravanas, entre outras ações.

“As atividades desenvolvidas pelo 'Mossoró Rural' permite ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, os manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo, sendo mais eficiente e fixando cada vez mais e garantindo qualidade de vida também para quem mora na zona rural”, destacou o titular da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.

O programa é realizado pela Prefeitura de Mossoró e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). Faviano Moreira explica que a lei é a garantia que, independente da gestão que esteja à frente da Prefeitura, a assistência técnica pela Secretaria será permanente e com orçamento destinado ao programa.

“O programa vai garantir ao agricultor uma maior condição, uma garantia de que ele pode produzir com suporte técnico, que pode ser tanto na área de agricultura, como a cajucultura, na área de pecuária, apicultura, na caprinovinocultura e, sobretudo, na questão da comercialização, com incentivo ao cooperativismo e ao associativismo. O agricultor terá condição de produzir com o apoio do Município”, enfatizou.

São objetivos do “Mossoró Rural” I - garantir o desenvolvimento do setor agropecuário em Mossoró e gerar mais emprego na zona rural; II - proporcionar assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária voltadas à agricultura familiar; III - promover o desenvolvimento de agroindústrias familiares de pequeno e médio porte, observada a legislação sanitária e resguardadas as características da produção artesanal e industrial; IV - proporcionar o avanço nos indicadores econômicos e sociais, melhorando o acesso ao mercado agropecuário e o conhecimento das cadeias produtivas por meio da gestão e tecnologia, aumentando a renda per capita rural no município de Mossoró; V - melhorar a qualidade de vida da população rural para o crescimento sustentável da região; VI - ampliar o desempenho das cadeias produtivas agrícolas de Mossoró; VII - identificar as demandas da população rural para o estabelecimento do planejamento estratégico para acompanhar o progresso ao longo do tempo, com vistas a atender aos anseios das comunidades rurais; VIII - fornecer orientação técnica e estratégica aos agricultores para práticas agrícolas mais eficientes, soluções para problemas específicos e melhores métodos de gestão; IX - garantir o acesso a políticas públicas junto a instituições de crédito, programas de incentivo à comercialização agrícola, aquisição de insumos e equipamentos agrícolas; X - adotar de boas práticas agrícolas que considerem a conservação do solo e o menor impacto no meio ambiente; XI - engajar e manter o diálogo frequente com a população rural.

1ª ETAPA DO MOSSORÓ RURAL

Em sua primeira etapa, o programa “Mossoró Rural” contemplou mais de 1.160 produtores rurais do município diretamente e outros 5.000 indiretamente. O investimento foi superior a R$ 1 milhão em recursos da Prefeitura de Mossoró e do Sebrae. Aproximadamente, 100 comunidades rurais foram atendidas.

As áreas trabalhadas na primeira etapa foram associativismo e cooperativismo, com formação de três cooperativas (Agrosene, Romaocoop e Agropaf); Mercado e Logística; Agroindústria; Apicultura/Meliponicultura; Fruticultura, com destaque para a implantação de 250 hectares de cajueiros: Horticultura; Avicultura; Bovinocultura; Caprinovinocultura; Piscicultura; e Suinocultura.

A ação de revitalização da Cajucultura no município teve um investimento de R$ 654.800,00, total que compreendeu recursos do Sebrae, Prefeitura e produtores. Segundo cálculos, cada R$ 1,00 investido da Prefeitura pode gerar R$ 7,64 em retorno para a atividade.

Já em relação à Apicultura, o investimento total chegou a R$ 57.600,00, também com participação do Sebrae e produtores. Cada apicultor atendido no projeto possui uma média de 35 colmeias. Cada colmeia produzia antes 20 kg de mel/colmeia e, após a consultoria, 35 kg mel/colmeia, um aumento de 75%. A produção total de mel dos apicultores assistidos foi de 21.000 kg de mel. Ao preço de abril/23 (R$ 9,00 kg de mel), a produção de mel dos apicultores assistidos foi de R$ 189 mil. Mossoró possui mais de 200 apicultores e mais de quatro mil colmeias.