domingo - 09/06/2024
Escolha do rei e rainha da colheita evidencia a importância da zona rural no festival de quadrilhas
Estes não são apenas momentos de entretenimento, mas rituais que reforçam laços comunitários, promovendo a participação coletiva da zona rural
Por: Ítalo Mikael
A segunda noite de atividades no Polo Arena Deodete Dias foi iniciada neste sábado (8), com o Festival da Colheita, preservando as tradições e os costumes que definem a identidade de um povo. Em meio a isso, a escolha do rei e rainha, juntamente com o concurso de quadrilhas, desempenham um papel crucial na valorização dessas tradições. Estes não são apenas momentos de entretenimento, mas rituais que reforçam laços comunitários, promovendo a participação coletiva da zona rural.
O festival transformou-se numa ocasião significativa para a expressão das ricas tradições juninas da zona rural. “Nós acreditamos no potencial da zona rural e estamos aqui para prestigiar o nosso povo. É um momento que eles se preparam ensaiando para participar desse momento. E nós não poderíamos deixar de estar aqui nesta noite onde são evidenciados os talentos e a cultura do povo da zona rural”, declarou Julia Costa, coordenadora do Festival da Colheita.
A escolha do rei e da rainha da colheita é um dos pontos altos do festival, envolvendo criteriosa seleção que é avaliada a beleza, desenvoltura e simpatia. A disputa foi bastante acirrada e ao final, os representantes da comunidade Jucuri foram campeões, sagrando Janyelle Layane e Wallacy Nascimento, rainha e rei da colheita 2024
“Não tenho palavras para agradecer, poder representar minha comunidade Jucuri é muito emocionante. Dedico esse troféu a todos que acreditaram em mim e me incentivaram a estar aqui e sair daqui com essa coroação”, agradeceu Janyelle Layane.
“É momento de grande emoção, agradeço a todos da minha quadrilha, é uma honra poder representar minha quadrilha e ser aplaudido por essa arena lotada. Agradecer a organização pela valorização da zona rural”, disse Wallacy Nascimento.
As participações das quadrilhas juninas também foram bastante disputadas com suas apresentações vibrantes que narraram histórias e tradições locais. A quadrilha Filhos da Terra foi a grande campeã levando o troféu para a comunidade Nova Esperança
“Pra gente é com muito orgulho que recebemos esse troféu, uma satisfação em poder representar nossa cultura, nossa tradição. Agradecemos a todos que acreditaram na gente e poder pela sexta vez representar a zona rural de Mosasoró”, enfatizou Fabrizio Terra, presidente e marcador da quadrilha Filhos da Terra.