domingo - 09/06/2024

Escolha do rei e rainha da colheita evidencia a importância da zona rural no festival de quadrilhas

Por: Ítalo Mikael

A escolha do rei e da rainha da colheita é um dos pontos altos do festival — Foto:  Wilson Moreno (Secom/PMM) A escolha do rei e da rainha da colheita é um dos pontos altos do festival — Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A segunda noite de atividades no Polo Arena Deodete Dias foi iniciada neste sábado (8), com o Festival da Colheita, preservando as tradições e os costumes que definem a identidade de um povo. Em meio a isso, a escolha do rei e rainha, juntamente com o concurso de quadrilhas, desempenham um papel crucial na valorização dessas tradições. Estes não são apenas momentos de entretenimento, mas rituais que reforçam laços comunitários, promovendo a participação coletiva da zona rural.

O festival transformou-se numa ocasião significativa para a expressão das ricas tradições juninas da zona rural. “Nós acreditamos no potencial da zona rural e estamos aqui para prestigiar o nosso povo. É um momento que eles se preparam ensaiando para participar desse momento. E nós não poderíamos deixar de estar aqui nesta noite onde são evidenciados os talentos e a cultura do povo da zona rural”, declarou Julia Costa, coordenadora do Festival da Colheita.

Júlia Costa, coodenadora do Festival da Colheita—Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A escolha do rei e da rainha da colheita é um dos pontos altos do festival, envolvendo criteriosa seleção que é avaliada a beleza, desenvoltura e simpatia. A disputa foi bastante acirrada e ao final, os representantes da comunidade Jucuri foram campeões, sagrando Janyelle Layane e Wallacy Nascimento, rainha e rei da colheita 2024

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Não tenho palavras para agradecer, poder representar minha comunidade Jucuri é muito emocionante. Dedico esse troféu a todos que acreditaram em mim e me incentivaram a estar aqui e sair daqui com essa coroação”, agradeceu  Janyelle Layane.

Janyelle Layane, rainha da colheita 2024—Foto:Wilson Moreno (Secom/PMM)

“É momento de grande emoção, agradeço a todos da minha quadrilha, é uma honra poder representar minha quadrilha e ser aplaudido por essa arena lotada. Agradecer a organização pela valorização da zona rural”, disse Wallacy Nascimento.

Wallacy Nascimento, rei da colheita 2024—Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

As participações das quadrilhas juninas também foram bastante disputadas com suas apresentações vibrantes que narraram histórias e tradições locais. A quadrilha Filhos da Terra foi a grande campeã levando o troféu para a comunidade Nova Esperança

“Pra gente é com muito orgulho que recebemos esse troféu, uma satisfação em poder representar nossa cultura, nossa tradição. Agradecemos a todos que acreditaram na gente e poder pela sexta vez representar a zona rural de Mosasoró”, enfatizou Fabrizio Terra, presidente e marcador  da quadrilha Filhos da Terra.

Quadrilha Filhos da Terra, campeã do Festival da Colheita—Foto:Wilson Moreno (Secom/PMM)