terça-feira - 15/04/2025
"Abril Azul": CER Mossoró realiza roda de conversa sobre combate ao capacitismo
Nesta terça-feira (15), uma roda de conversa sobre combate ao capacitismo foi realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças, localizado no bairro Santo Antônio.
Por: Larissa Maciel

No mês alusivo à conscientização do autismo, a Prefeitura de Mossoró segue desenvolvendo ações da campanha "Abril Azul" nos equipamentos públicos do município. Nesta terça-feira (15), uma roda de conversa sobre combate ao capacitismo foi realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças, localizado no bairro Santo Antônio.
A roda de conversa discutiu acerca de aspectos do capacitismo como o preconceito contra pessoas com deficiência, estigmas, barreiras, desafios e lutas. Uma oportunidade para troca de conhecimento e fortalecimento das informações acerca da temática, buscando o constante aperfeiçoamento dos serviços públicos.
O evento foi conduzido pela assistente social Antônia Sheyla Soares Santos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com atuação nas políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. O encontro reuniu servidores do CER em mais um momento de qualificação, importante para o trabalho no dia a dia e atendimentos realizados com pacientes e familiares.
"Realizamos esse momento para capacitar os agentes que trabalham com as pessoas com deficiência, aqui no CER. Capacitar essas pessoas é importante para que possamos avançar no combate ao preconceito na sociedade em geral, em relação às práticas de capacitismo, que são bem comuns".
E ainda disse: "Falamos sobre o capacitismo estrutural, que se refere à estrutura da sociedade, que não está preparada, muitas vezes nos deparamos com prédios não adaptados. Falamos sobre o capacitismo institucional, no tocante a políticas públicas. E por último, falamos do capacitismo atitudinal".
Suiann Costa, diretora do CER Mossoró, enalteceu a pertinência de debater o tema para avançar cada vez mais nas políticas públicas voltadas à inclusão.
"A gente tem que estar trabalhando diariamente para que todos realmente entendam que as pessoas com deficiência merecem atenção, respeito, e isso tem que acontecer sempre para que, de fato, a gente consiga romper com muitas barreiras que ainda existem. Foi um momento muito bom, bem participativo, onde a gestão só tem a crescer e cada vez mais a gente trabalha na perspectiva de melhorar a qualidade e realmente trabalhar a inclusão no município", pontuou a gestora do Centro Especializado em Reabilitação.