segunda-feira - 15/12/2025
“Escritório Social” de Mossoró é o único do Brasil a aplicar o Enem PPL na própria sede
Por: Solange Santos
A Prefeitura de Mossoró, por meio do equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), o “Escritório Social”, estará realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), das 12h30 às 20h. O município de Mossoró é o primeiro em todo o Brasil, a aplicar o exame na própria sede do “Equipamento Social”.
“Aqui no Escritório Social a gente sempre trabalha com esse resgate da cidadania do egresso. O Enem é um resgate dessa cidadania por meio da educação, uma política pública de extrema importância para esse viés. Temos histórias de egressos que conseguiram ingressar na faculdade por meio da nota do Enem, chegando a ter remissão de seis meses da pena”, enfatizou Júlia Matoso, assistente social do Escritório Social.
O Enem PPL estará sendo aplicado em todo o Brasil, tanto para pessoas encarceradas em regime fechado, como também para pessoas que já saíram do sistema, mas que continuam cumprindo alguma pena em regime semiaberto, monitorados por tornozeleira eletrônica ou em regime aberto com prisão domiciliar. Nesta edição do Enem, irão participar 33 egressos. A aplicação das provas acontecerá de forma sigilosa, respeitando as normativas do Ministério da Educação (MEC).
“O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade acontece anualmente em todo o Brasil, em uma data diferente do Enem regular. Aqui nós conseguimos que fosse aplicado na nossa sede do ‘Escritório Social. Nós fomos o primeiro escritório do Brasil a aplicar essas provas no próprio equipamento. E além da parte educacional, essas provas servem também a título de remissão de pena para os egressos do sistema prisional. Seguimos a normativa do MEIC, onde as provas vêm lacradas pelos Correios. Por essa razão, não é possível haver divulgação no dia da aplicação porque é um processo sigiloso”, enfatizou Pabla Pascoal, diretora do Escritório Social.
Geneilson Pereira é um ex-egresso assistido pelo Escritório Social. Ele chegou a participar do Enem PPL no ano de 2023. Uma experiência que considera marcante em sua vida, que o fez enxergar caminhos diferentes a seguir.
“Primeiramente quero agradecer a Deus, pois foi uma oportunidade, uma porta que se abriu, um incentivo para nós que saímos lá do sistema prisional para voltar à sociedade e correr atrás do tempo perdido. Eu só tenho a agradecer, pois esse incentivo através do estudo é capaz de recuperar homens e mulheres que estão dentro dos presídios, eu sou prova disso”, emocionou-se.
