quarta-feira - 04/12/2019

Unidades de ensino realizam eleições para Conselho Escolar

Nesta terça-feira (03) todas as Unidades de Educação Infantil (UEI) e Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, das zonas urbana e rural, realizaram eleições para o Conselho Escolar. O processo foi coordenado pelo Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, da Secretaria Municipal de Educação.

As eleições aconteceram das 7h da manhã às 16h e o voto era permitido para funcionários, alunos e comunidade escolar. O Conselho Escolar tem função deliberativa, consultiva, pedagógica e fiscalizadora. O papel dos conselheiros escolares é fundamental para a garantir democratização participativa na gestão escolar”, explicou a secretária municipal da Educação, Magali Delfino.

No total são 1289 conselheiros escolares, entre titulares e suplentes. A posse dos eleitos para o biênio 2019 – 2021 irá acontecer no dia 9 de dezembro em suas respectivas unidades de ensino. “Cada Conselho Escolar é formado por representantes dos segmentos de professores, funcionários, alunos, pais e comunidades. O processo foi encerrado nesta terça-feira, mas desde o mês de outubro que nós estávamos realizando encontros para formação dos possíveis conselheiros, disse Rilzonete Batista, do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.