quinta-feira - 10/08/2023

UEI Maria Zélia recebe exposição itinerante do Parque da Cidade e Museu Câmara Cascudo

Por: Maricelio Almeida

A Unidade de Educação Infantil (UEI) Maria Zélia Ferreira Guerra, localizada no bairro Boa Vista, está recebendo a exposição “Fauna Potiguar: passado e presente”, apresentada pelo Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Natal, em parceria com o Museu Câmara Cascudo, A mostra, aberta ao público, segue até esta sexta-feira (11), das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A exposição integra o projeto “Parque Itinerante” e é formada por aproximadamente 20 animais empalhados, além de caixas insetárias. “É um trabalho de educação ambiental junto à comunidade, divulgando um pouco o que é o Parque da Cidade, que, na verdade, é uma zona de proteção ambiental que nós temos em Natal, aberta ao público, um parque para todos. Aqui está sendo uma experiência maravilhosa, super positiva. As crianças estão encantadas”, contou Sarah Vale, assistente social da Semurb.

O chefe do setor de Educação Ambiental da Semurb, Otávio Escóssia, relata que a exposição itinerante faz parte da programação de aniversário do Parque da Cidade. “O Parque está completando 15 anos, e a gente pensou na possibilidade de expandir essa maravilha que é ter essa exposição de animais, com esse objetivo de trazer a Educação Ambiental para a base, de onde ela se inicia”, disse, acrescentando:

“São animais cedidos pelo Museu Câmara Cascudo. Todas essas espécies são ou já foram encontradas no nosso Estado, como a jiboia, o gato-mourisco, o tatu-galinha, o teju. É uma iniciativa cuja importância já se mostra no nome da exposição, para que nós tenhamos conhecimento da fauna que coabitamos e muitas vezes não conhecemos”, frisou.

Otávio Escóssia e Sarah Vale

Para as crianças da UEI Maria Zélia, a experiência tem sido enriquecedora e divertida ao mesmo tempo. “Estou achando legal, porque eu nunca tinha visto. Gostei mais do jacaré”, afirmou o pequeno Jorge Simão, de 5 anos. “Eu estou achando muito bonito. Gostei de todos os animais, nunca tinha visto também”, acrescentou Ariel Morais, de 6 anos.

Ariel Morais, de 6 anos

A professora Ana Cléia elogiou a ideia. “Para eles e para a gente é muito interessante. Eles estão vendo coisas novas, animais que eles nunca tinham visto. Para eles está sendo uma maravilha, algo muito diferente, uma aula totalmente diferenciada”, comentou.

Diretora da UEI, Ceres Fernanda explica que a exposição se soma ao projeto “Meio Ambiente: salve o planeta, é preciso preservar”, executado pela unidade. “É uma oportunidade de levar conhecimento ao público e de mostrar a toda a comunidade escolar a nossa preocupação, enquanto educadores, com o meio ambiente, permitindo às crianças, desde a Educação Infantil, desenvolverem a conscientização da preservação do meio ambiente”, finalizou.