quinta-feira - 10/08/2023

Atividades do “Mês da Primeira Infância” contemplam UEIs da Rede Municipal

Por: Maricelio Almeida

Ao longo de agosto, quando se comemora o “Mês da Primeira Infância”, as Unidades de Educação Infantil (UEIs) de Mossoró estão sendo contempladas com uma série de atividades, executadas a partir de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta quinta-feira (10), as crianças da UEI Maria Dolores Fernandes, localizada no bairro Bom Jesus, participaram de uma oficina recreativa, que contou com diversas brincadeiras, danças, pintura e muita animação.

“Estamos aqui acompanhando as ações que estão acontecendo na UEI, e que contemplam interações, brincadeiras, garantindo o direito de aprender brincando no convívio com as demais crianças. É muito gratificante poder presenciar a primeira infância sendo vivenciada de fato, com todos os seus direitos de aprendizagem garantidos e sendo efetivados”, pontuou a supervisora técnica da Coordenadoria de Educação Infantil da SME, Maquézia Morais.

A programação na UEI Maria Dolores Fernandes foi realizada em conjunto com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro. “Estamos muito felizes por realizar essa ação, como um direito delas, das crianças, um momento gratificante, em que a gente pode ver a satisfação dessas crianças, a alegria, animação. Estamos aqui para isso, para fazermos a diferença na Assistência, e também na Saúde e na Educação”, destacou Wislânia Praxedes, diretora do CRAS Bom Jesus.

Durante a oficina, as crianças puderam se divertir à vontade, a partir de recreação com animadores e palhaços, presença de brinquedos infláveis, e também lanches, como frutas, pipoca e algodão-doce. O “Mês da Primeira Infância” acontece em todo o país. O período é voltado à promoção e conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes, às crianças de até seis anos e às famílias. A primeira infância compreende o período de zero a seis anos.