quinta-feira - 17/02/2022

SMS realiza ações de prevenção à gravidez na adolescência em parceria com o projeto “Mãe Primavera”

Por: DIRETI

As ações da Secretaria Municipal de Saúde, realizadas pela Coordenação de Atenção Básica à Saúde, dentro da Campanha Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência estão sendo desenvolvidas em parceria com o projeto “Mãe Primavera”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O projeto “Mãe Primavera” atua na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) desenvolvido por médicos residentes e professores sob a coordenação da médica ginecologista e obstetra Isabelle Cantídio. Durante todo este mês a Coordenação de Atenção Básica da SMS estará acompanhando o trabalho realizado no projeto e levando as informações e orientações às adolescentes em Mossoró nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e escolas.

De acordo com a coordenadora do projeto “Mãe Primavera” na Facs, médica Isabelle Cantídio, o programa foi criado há mais de dez anos e tem como objetivo dar um olhar diferenciado às adolescentes que engravidam de forma precoce. “O projeto atende a adolescentes de 12 a 19 anos que engravidam, oferecendo a elas um acompanhamento mais completo e detalhado. Nós percebemos a necessidade de um olhar especializado para nossas adolescentes. O projeto atende às adolescentes de Mossoró e cidades vizinhas e funciona aqui na FACS fazendo todo acompanhamento especializado de pré-natal”, ressaltou.

A médica Isabelle destacou a importância do projeto e da parceria com a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde. “Nós temos uma alegria muito grande em trabalhar com esse projeto. A importância é gigantesca, levando em conta que uma a cada sete crianças que nascem no Brasil é filha de mãe adolescente. Esses números trazem todas as consequências de uma gravidez na adolescência que, na maioria das vezes não é planejada e não é querida”, ressaltou.

O atendimento com o serviço de pré-natal e orientações às adolescentes grávidas acontece na FACS (Faculdade de Medicina) todas as quintas-feiras, das 7h às 11h30. Segundo a médica Isabelle Cantídio, são atendidas no ambulatório da Faculdade de 8 a 10 adolescentes por semana.

PARCERIA COM A ATENÇÃO BÁSICA – Responsável pela política de Atenção Integral à Saúde da Mulher da SMS, Suiann Costa destaca a importância da parceria entre a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Faculdade de Medicina. Segundo Suiann, o projeto “Mãe Primavera” representa um apoio importante para as adolescentes que engravidam.

Suiann destaca que durante este mês em que acontece a campanha de prevenção estão sendo realizadas várias ações com adolescentes grávidas, como rodas de conversas onde elas expõem suas dificuldades e todas as problemáticas que envolvem uma gravidez na adolescência. “É importante levarmos essas orientações e informações como forma de prevenção a uma gravidez precoce. E a parceria com o projeto "Mãe Primavera" é um reforço importante”, declarou Suiann.

A também médica ginecologista e obstetra que atende às adolescentes dentro do projeto “Mãe Primavera”, Kátia do Vale, conta que durante as consultas de acompanhamento das adolescentes grávidas ouve muitas queixas que vão além de uma consulta comum com uma mulher que engravida já na fase adulta. “As queixas são diversas que vão desde dúvidas sobre métodos contraceptivos, preocupações com a educação após o nascimento dos filhos, enfim é uma consulta bem complexa”, explicou Kátia do Vale.

A médica Isabelle Cantídio, que coordena o projeto, destacou o depoimento de uma adolescente grávida de 15 anos. “Foi um dos depoimentos mais marcantes que já ouvimos aqui dentro do projeto. Ouvir de uma menina de apenas 15 anos que havia perdido a adolescência e que não tinha mais interesse pelas coisas que as amigas da mesma idade tem foi muito marcante”, destacou.

Entre os problemas acarretados por uma gravidez na adolescência citados pela médica Isabelle Cantídio estão: Insónia, depressão, preocupação com os estudos, entre outros. A campanha de prevenção à gravidez na Adolescência acontece durante todo este mês e entre as ações estão sendo feitas orientações sobre métodos contraceptivos.