quinta-feira - 09/09/2021

Setor de Educação Especial promove II Encontro Formativo para Professores

Por: Maricelio Almeida

O Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró promoveu na tarde desta quinta-feira, 9, o II Encontro Formativo dos Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Programa LIBRAS nas Escolas. A capacitação foi realizada no formato virtual e teve como tema “Flexibilização ou adaptação curricular: como estamos caminhando?”.

No encontro, foram discutidas questões referentes às concepções de flexibilização e adaptação curricular para o acesso a aprendizagem, ampliando as ações do Atendimento Educacional Especializado e Programa LIBRAS nas atividades não presenciais com as crianças e jovens com deficiência matriculados na rede municipal de ensino.

A programação contou com a participação da professora Sonaly Duarte, que atua no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Francisco de Assis Batista, compartilhando a sua experiência no AEE em ação colaborativa com as famílias e os professores do ensino regular.

Segundo Leilimar Bezerra, coordenadora do Setor de Educação Especial da SME, as capacitações têm como finalidade compartilhar as diretrizes para a realização do trabalho não presencial, apresentar os instrumentos de planejamento, acompanhamento e articular novas ações para a ampliação do atendimento às crianças com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação.

“Os encontros de formação promovidos pelo Setor de Educação Especial da SME são de grande relevância, tendo em vista que se constituem em um momento de escuta aos professores e professoras especializados, orientação e redimensionamento das práticas do Atendimento Educacional Especializado, contribuindo para o processo formativo dos profissionais, buscando a construção e ampliação de ações de acessibilidade à aprendizagem das crianças nas atividades não presenciais”, concluiu Leilimar Bezerra.