quinta-feira - 09/09/2021
Funcionários do Museu Histórico Lauro da Escóssia participam de curso de capacitação
Por: DIRETI
Equipe do Museu Histórico Lauro da Escóssia está participando do curso Gestão de Museus Municipais e Comunitários. A capacitação é uma parceria do Museu do Seridó (MDS) e o Museu Câmara Cascudo (MCC), conjuntamente com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A participação dos funcionários no curso é uma preparação para reabertura do Museu Histórico Lauro da Escóssia, que passa por obras de reforma e modernização. As melhorias estão sendo realizadas pela Prefeitura de Mossoró.
O curso iniciou no último dia 2 de setembro e segue até 18 de novembro com dez encontros semanais nos seis módulos de encontros síncronos e atividades extras. A programação é transmitida pelo Youtube, nos canais do Museu do Seridó e Museu Câmara Cascudo. O curso de capacitação em Gestão de Museus Municipais e Comunitários faz parte do Programa Caravana Cultural da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da UFRN, e foi pensando na contribuição para a formação museológica e partilha de experiências entre os gestores municipais e comunitários do estado do Rio Grande do Norte.
O curso reúne grandes especialistas na área da gestão de museus com conteúdos atualizados sobre o tema, além de ser gratuito, realizado de forma remota. “Estamos participando, nos capacitando para oferecer o melhor a nossa sociedade mossoroense e aos turistas que visitarão nosso Museu”, destacou Jair Nogueira, diretor do Museu Lauro da Escóssia.
Melhorias
O Museu Histórico Lauro da Escóssia tem recebido uma série de melhorias durante a reforma e modernização do prédio históricl. Além da recuperação das áreas externas e internas, o museu ganhou estrutura de acessibilidade, sistema de combate e prevenção a incêndios. As melhorias realizadas pela Prefeitura de Mossoró garantirão segurança e acesso das pessoas com deficiência a todos os pavimentos do Museu.
Os serviços de reforma do Museu Lauro da Escóssia estão em andamento, mas antes mesmo da conclusão das obras os avanços já são visíveis. Uma das principais melhorias criadas foi a construção da torre onde será instalada um elevador, que permitirá as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida o acesso ao pavimento no primeiro andar onde funcionará a Pinacoteca. Uma escada de emergência também foi construída para criar uma rota de fuga em caso de incêndio. O prédio histórico receberá ainda um sistema combate a incêndios com instalação de três hidrantes, sendo dois na área interna e um na parte externa do useu. Foram instalados detectores de fumaça em todo o prédio e nove extintores de incêndio serão colocados no Museu, além da sinalização de emergência. O Museu Lauro da Escóssia passa a contar também com para-raios a partir da instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
O prédio ganhou novas cores com realização da pintura que resgata as cores do museu. A previsão é que as obras sejam concluídas em outubro deste ano. Em setembro do ano passado, as obras tinham sido paralisadas pela antiga gestão, mas foram retomadas em abril deste ano pela nova gestão da Prefeitura de Mossoró. Além da restauração do Museu, os reservatórios de água também foram ampliados. A parte externa foi recuperada com serviços de restauração da Praça Pr. Manoel Nunes Paz. As obras são executadas pela empresa ganhadora da licitação e são acompanhadas pelas secretarias municipais de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e Cultura.
Prédio histórico
Construído há mais de 140 anos, o edifício onde atualmente funciona o Museu Histórico Lauro da Escóssia já foi sede da Biblioteca Municipal, a antiga Cadeia Pública e a Câmara de Vereadores. Dos primeiros habitantes da nossa terra, os Mouxorós ou Monxorós, o Museu tem no acervo itens que contam um dos maiores episódios da história de Mossoró na bravura dos mossoroenses liderados pelo prefeito Rodolfo Fernandes na resistência ao bando de Lampião. Armas usadas nas trincheiras, fotos dos cangaceiros e do temido Jararaca estão expostas. A estética do cangaço é um dos principais temas em exibição no Museu. O acervo conta ainda com título de eleitor de Celina Guimarães Vianna - a primeira eleitora da América Latina, além de fotos do momento que a professora votou pela primeira vez. O pioneirismo de Mossoró na abolição da escravatura também é um dos destaques do Museu.