quinta-feira - 09/09/2021

Parque Municipal contará com ações do “Setembro Amarelo”

Por: Thiago Braga

O Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira contará com programação alusiva ao "Setembro Amarelo". A primeira das ações no equipamento acontece neste final de semana com atividades de saúde e culturais. O "Setembro Amarelo no Parque" é realizado pela Prefeitura de Mossoró, numa parceria entre a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Cultura e universidades.

A programação faz parte do “Setembro Amarelo”, campanha nacional de prevenção ao suicídio lançada no início do mês em Mossoró pela Secretaria Municipal de Saúde. “Será o mês inteiro com atividades em parcerias com outras instituições com ações diversas no Parque. A intenção da programação é promover o autocuidado, o bem-estar físico e mental que é tão importante estimularmos no mês de setembro. Nós convidamos as pessoas a acompanhar as nossas ações. Cada final de semana estaremos realizando uma programação com ações”, explicou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

A primeira ação do “Setembro Amarelo no Parque” será realizada neste sábado, 11, manhã e tarde. Trata-se da “Católica em Ação”, numa parceria do município com a Faculdade Católica do RN que ofertará ao público serviços de psicologia, fisioterapia, nutrição e ioga. “Será um dia repleto de ações no Parque Municipal com o Católica em Ação. São atividades o dia inteiro mobilizando os nossos alunos em diversas atividades para oferecer saúde e bem-estar a todos que forem nos visitar”, acrescentou Karidja Kalliany, coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

No mesmo dia, ainda há atividade da Escola de Artes de Mossoró, às 8h, “Teatro performático – Casamento Matuto”. “Nós da Escola de Artes nos sentimos muito honrados pelo convite mais uma vez para contribuir com as ações do município. É muito gratificante levar os nossos alunos para participar de um evento tão importante que é a programação do “Setembro Amarelo no Parque”. Estamos sempre à disposição para parceria, pois a arte veio para abrir portas, transformar a vida de uma comunidade, de um povo”, disse Thiago Bento, gerente executivo da Secretaria de Cultura.

“Teremos uma programação diversificada com ações que valorizam a saúde num conceito abrangente que também é de caráter preventivo. Neste contexto, o Parque é um importante espaço para promoção das ações, pois trata-se de uma área verde e os estudos apontam que são locais importantes para promover a qualidade de vida e bem-estar físico e mental”, concluiu Zildenice Guedes.

“Setembro Amarelo no Parque” conta também com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), enquanto instituição parceira que participará da programação no próximo dia 25.