terça-feira - 27/05/2025
Servidores municipais participam de capacitações em encontro regional do TCE-RN
Por: Thiago Braga

Mossoró está sediando o terceiro polo dos Encontros Regionais com Gestores Públicos Municipais, ciclo de capacitações promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN). O evento acontece por meio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com as federações dos Municípios (Femurn) e das Câmaras Municipais (Fecam/RN).
O encontro tem programação nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), no Sesi. Participam da iniciativa: vereadores, assessores e servidores dos municípios da região.
Entre os objetivos estão: orientar e prevenir falhas ou irregularidades que possam comprometer a administração pública municipal. Os encontros regionais da Escola de Contas abordam temas relacionados à aplicação dos recursos públicos, assegurando a maior efetividade do controle externo.
"Essa iniciativa nossa vem para aperfeiçoar, capacitar cada vez mais os gestores, tentando diminuir possíveis lapsos, falhas ou erros que acontecem muitas vezes, ou na maioria das vezes, sem nenhuma má-fé, sem dolo por parte dos agentes públicos. E ainda, o TCE atua também para repreender casos mais graves, quando há dolo, casos isolados. É importante evidenciar que esses encontros regionais têm uma perspectiva de diálogo, têm uma perspectiva pedagógica, justamente para mostrar que o tribunal não tem só o viés sancionatório, punitivo, mas tem também esse braço que está cada vez mais fortalecido de parceria e de união com os gestores em busca de uma melhor prestação de serviço público", declarou Carlos Thompson, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.
A Prefeitura de Mossoró participa da iniciativa por meio de seus agentes públicos. Ana Gabriele, diretora-executiva da Controladoria-Geral do Município, ressaltou a importância da capacitação para o aperfeiçoamento dos trabalhos na administração pública.
"É muito importante ter essa proximidade com o TCE-RN. Isso para podermos estreitar os laços e cada vez mais desenvolver os princípios da administração pública com as orientações do controle externo. Que a gente possa desde a execução fazer todas as nossas ações voltadas para o que preconiza o TCE, conseguindo cumprir com os princípios, buscando utilizar melhor os recursos públicos", disse.