sábado - 10/01/2026

Bairro Alto da Conceição recebe ação contra a dengue

Por: Edinaldo Moreno

Walmir Alves (SECOM/PMM) Walmir Alves (SECOM/PMM)

Na manhã deste sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ações de combate à dengue em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos no bairro Alto da Conceição. A atividade aconteceu das 7h às 11h numa área de cobertura de 300 metros do ponto central da ação, que foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Leão.

Os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde visitaram residências no entorno da unidade básica de saúde daquele bairro. Os profissionais forneceram informações e orientações sobre combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, dentre elas a dengue.

Já as equipes da Semsur realizaram o recolhimento de lixo e resíduos como pneus e outros que possam servir para surgimento de focos do mosquito-da-dengue. Os caminhões passaram pelas ruas das imediações da UBS recolhendo os resíduos que os moradores colocaram em suas calçadas.

“Estivemos hoje pela manhã numa ação, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos para levar orientações a população de como evitar o mosquito da dengue, além da coleta de lixo. Fizemos durante toda a semana, através dos agentes de saúde e de endemias da população do bairro que colocassem em suas calçadas tudo que possam ser criadouros para as larvas do mosquito da dengue. Passamos com os caminhões recolhendo deste material”, explicou a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas.

Ação aconteceu na manhã deste sábado nas proximidades da UBS José Leão. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

A ação também contou com a oferta da vacina contra a dengue na UBS Dr. José Leão. A imunização esteve disponível para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. Além disso, a Coordenação de Imunizações do município ofertou ainda outros imunizantes para a população em geral.

“A população tem de se conscientizar com relação ao público-alvo dessa vacina, que é de 10 a 14 anos, um público considerável que temos de vacinar. São necessárias, no momento, diante que o Ministério da Saúde disponibiliza duas doses da vacina para proteger. Ele ou ela toma uma dose e num período de três meses deve retornar para tomar a segunda dose. Temos diversas ações de combate a dengue no município”, disse Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações do município.

Sandro Elias, coordenador dos agentes de endemias detalhou o trabalho da equipe nesta ação. “Realizamos nesta ação um bloqueio num raio de 300 metros em combate ao mosquito adulto. Usamos uma máquina motorizada para eliminar o foco, combatendo esse mosquito adulto para não haver a proliferação destes mosquitos”, disse.

A região recebeu um mutirão de limpeza. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)
Anterior Próximo