quinta-feira - 18/12/2025
Servidores da Semasc participam de seminário de fortalecimento e qualificação dos serviços prestados no município
Semasc promove seminário voltado a gestores, diretores, coordenadores e equipes técnicas da pasta.
Por: Solange Santos
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), iniciou na manhã desta quinta-feira (18), no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o seminário “Avanços que Transformam: Planejamento da Assistência Social em Mossoró – 2026”. O evento seguirá até esta sexta-feira (19), reunindo servidores da Semasc, que estarão prestando contas dos serviços realizados durante este ano de 2025.
A programação foi estruturada em três turnos de trabalho e inclui exposições técnicas, painéis temáticos e momentos de alinhamento institucional, visando padronizar procedimentos, aprimorar fluxos internos e preparar a Semasc para os desafios de 2026. Para a titular da Semasc, Shirley Targino, o seminário reforça o compromisso da gestão municipal.
“Primeiramente, o seminário é um acolhimento onde estamos fazendo uma integração entre equipes, cada um entendendo o que o outro faz, fortalecendo ainda mais o SUAS, junto à gestão e criando maiores vínculos de trabalho. Na verdade, esse seminário vai fazer com que cada equipe entenda a função da outra. Vamos apresentar o que está sendo feito na Semasc, os avanços que conquistamos. Estamos nos preparando para avançarmos ainda mais em 2026”, enfatizou.
O evento é voltado para gestores, diretores, coordenadores e equipes técnicas da Semasc e tem como principal objetivo qualificar a gestão administrativa e operacional da política de assistência social, fortalecendo os serviços prestados à população e consolidando os avanços já alcançados no município.
Professor Francisco Carlos - secretário adjunto da Semasc.
“É um seminário de gestão e planejamento para ampliar nossos conhecimentos sobre a política nacional da assistência social e em especial sobre o funcionamento dos diferentes setores administrativos, burocráticos e de prestação de serviços na assistência social. É socialização de conhecimentos para melhorar a atenção das pessoas”, declarou o professor Francisco Carlos, secretário adjunto da Semasc.
Ao longo da programação, serão abordados temas estratégicos relacionados ao funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Mossoró, bem como aspectos fundamentais da gestão interna da Secretaria, como Cadastro Único, Proteção Social Básica e Especial, Benefícios Eventuais, gestão de pessoas, gestão financeira, processos administrativos, gestão de alimentos e nutrição e questões jurídicas relacionadas ao SUAS. O seminário também está abordando indicadores, monitoramento, integração da rede socioassistencial e o papel dos conselhos municipais.
Marwyla Lima - gerente da proteção básica da Semasc.
“Esse seminário de gestão e planejamento foi pensado justamente para que toda a rede social assistencial possa conhecer suas competências e suas habilidades e também para a gente articular de fato essa rede, de forma que todos os nossos coordenadores, todos os nossos gerentes, todos os setores envolvidos estão expondo as suas áreas de competência para ser de conhecimento de todos, para que a gente possa fechar e articular os fluxos da assistência social”, ressaltou Marwyla Lima, gerente da proteção básica da Semasc.