sexta-feira - 27/12/2024

Serviço de Inspeção Municipal realizou mais de 1,5 mil ações técnicas

Por: Edinaldo Moreno

Arquivo/PMM Arquivo/PMM

Levantamento anual divulgado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) apontou que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realizou mais de 1.500 ações técnicas entre 2021 e 2024. O número refere-se às fiscalizações, barreiras sanitárias, orientações em supermercados.

O SIM no município é referência em todo o país. Ele foi o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal e o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal. É responsável pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

“O Serviço de Inspeção Municipal teve um resultado bastante satisfatório de suas ações. Todas as atividades que foram programadas para serem executadas durante o ano foram realizadas. Dentre essas atividades incluímos as inspeções sanitárias de rotina nas empresas registradas, ações educativas, especialmente, nos supermercados da cidade para orientar os consumidores a importância do selo de inspeção nos rótulos dos produtos de origem animal e vegetal”, iniciou Allany Medeiros, diretora do Serviço de Inspeção Municipal.

“Nós também participamos de barreiras sanitárias volantes de inspeção nos produtos em trânsito aqui em Mossoró, com objetivo de fiscalizar e inspecionar os produtos sem registro que possam vir a serem comercializados dentro da cidade. Participamos de diversas feiras agropecuárias no Rio Grande do Norte. Recebemos a visita técnica de vários municípios de alguns estados do país que vieram especialmente conhecer a realidade do nosso Serviço”, finalizou.

Allany Medeiros destaca que um dos grandes destaques do Serviço de Inspeção em 2024 foi a fiscalização que o órgão passou a realizar nas empresas que produzem produtos de origem vegetal, especialmente aquelas que produzem bebidas (alcoólicas e não alcoólicas). “O ano de 2024 serviu para fortalecer essas inspeções e elevar cada vez mais o potencial de Mossoró no quesito da inspeção sanitária dos produtos de origem vegetal”. Ao todo, 30 empresas são registradas no SIM.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.

Anterior Próximo