sexta-feira - 27/12/2024

Secretaria de Agricultura registra aproximadamente 600 CAFs emitidas em 2024

Por: Edinaldo Moreno

Arquivo/PMM Arquivo/PMM

Neste ano de 2024, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) registrou aproximadamente 600 emissões do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Grande parte ocorreu nos diversos mutirões que a pasta municipal realizou nas comunidades rurais de Mossoró no segundo semestre.

Ao todo, foram feitas 583 CAFs. A inscrição do CAF é requisito básico para obtenção do acesso a diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. O documento identifica e qualifica esses produtores da Política Nacional da Agricultura Familiar, conforme a Lei n.º 11.326/2006. Para a inscrição é necessário documento pessoal com foto, comprovação de renda, documento da terra e comprovante de residência. O CAF substitui a antiga DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Assistente técnica da Secretaria de Agricultura, Cleide Sena, responsável pelos mutirões na zona rural, destacou a quantidade de documentos emitidos no período.

“A Secretaria de Agricultura fica muito orgulhosa. Tivemos um número muito bom de emissão de CAFs. Esse documento deixa os agricultores com a garantia de ter acesso às políticas públicas. Tivemos um índice muito alto de procura nos mutirões. Tivemos aproximadamente 25 mutirões”, comemorou.

2025

Cleide Sena destaca que para o início de 2025 já estão marcados cinco mutirões. As datas serão divulgadas nos próximos dias. “Pela nossa programação já temos cinco mutirões já agendados. Vamos nos próximos dias definir as datas destes mutirões na zona rural de Mossoró”.

Anterior Próximo