quarta-feira - 07/06/2023

Serviço de Inspeção Municipal comemorará Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em audiência pública

Por: Edinaldo Moreno

Neste dia 7 de junho é comemorado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. Em Mossoró, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), celebrará a data no próximo dia 16 com uma audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró (CMM). A atividade está marcada para as 9 horas.

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos foi criado em 2018 na Assembleia das Nações Unidas e tem como objetivo chamar a atenção das autoridades sanitárias para a questão do consumo de alimentos seguros. Médica veterinária do SIM, Allany Medeiros destaca a importância da data.

“Estima-se que anualmente milhões de pessoas morrem no mundo através do consumo de alimentos contaminados e nós que trabalhamos com fiscalização de alimentos, principalmente de origem animal, temos essa preocupação de garantir que esses alimentos produzidos sejam ofertados com segurança para o consumo das pessoas”.

Allany Medeiros explica que a audiência pública será um momento para registrar o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Municipal em Mossoró. “Nessa audiência vamos destacar o papel do SIM dentro da produção segura de alimentos estimulando o consumidor a consumir apenas aquele produto registrado, que passou pela fiscalização que seguem as boas práticas de manipulação”, destacou.

A médica veterinária lembra que várias entidades estão sendo convidadas para a audiência pública do próximo dia 16 de junho. “Vários órgãos e instituições estão sendo convidadas. A gente acredita que vai ser um momento bem rico e importante. Esse tema precisa ser discutido pela sua relevância a toda sociedade”, finalizou.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetais minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, através de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

As empresas com registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal têm vantagens em relação à concorrência com a produção legalizada de seus produtos no mercado consumidor. Além da garantia de qualidade, segurança alimentar e participação em programas governamentais oficiais de compra direta.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é um produto de origem desconhecida, clandestino.