quinta-feira - 14/07/2022

Semasc e instituições discutem diversidade e inclusão em Mossoró

Por: Solange Santos

Na manhã de quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou debate para diálogo com instituições que atuam em defesa da comunidade LGBTQIAP+ no município.

Com o tema “Diálogo sobre Diversidade e Inclusão: Caminhos para o combate à LGBTFobia”, o evento proporcionou debates com diversas questões relevantes ao público.

“O evento de hoje teve como objetivo articular com toda a rede de protagonistas, seja nas nossas políticas públicas de assistência à saúde, seja de instituições que já trabalham com a temática da inclusão e de valorização à dversidade. Esse foi o primeiro momento, mas já estamos planejando outros espaços de formação. Nós que fazemos parte da Semasc temos o compromisso com as causas da comunidade”, declarou a assistente social Dorisângela Lima.

A Prefeitura de Mossoró tem desenvolvido ações em prol da comunidade LGBTQIAP+ para que o público possa usufruir de um atendimento qualitativo na atenção básica. “Nós estamos provendo capacitações para que esse público venha a ter um atendimento na nossa rede de atenção básica como também na especializada para que eles possam receber um atendimento igualitário, com o respeito que todos merecem”, frisou a gerente da Atenção Básica, Katiana Aquino.

Durante o evento também foi debatido sobre a criação de um conselho em prol das causas do grupo da LGBTQIAP+. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania tem dialogado com a Câmara de Vereadores e outros órgãos buscando a viabilidade do conselho.

“A Semasc já vem dialogando com outros atores e com a Câmara dos Vereadores porque já existe um estudo para que saibamos a viabilidade desse conselho. Existem questões legais, as instituições precisam estar normatizadas e oficializadas. Há uma intenção da nossa secretaria, de qualificar essas instituições para que possam oficializar os documentos e em seguidas construirmos um conselho de políticas públicas”, concluiu Dorisângela Lima.