quinta-feira - 14/07/2022

Polo Costa Branca passará a ser Instância de Governança Regional

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Turismo (Sedint) e a Secretaria de Turismo do Governo do Estado (STGE) promoveram esta semana um workshop de sensibilização sobre as mudanças que irão acontecer em breve no Polo Costa Branca, que passará a ser uma Instância de Governança Regional (IGR).

O Polo Costa Branca está passando por uma reformulação, antes eram 17 municípios, hoje são apenas seis dos quais estão mais próximos da Costa Branca. A reformulação vai transformar o Polo em IGR, que é uma organização que tem a participação do poder público e de atores privados dos municípios que compõem a região turística e tem o papel de coordenar o programa de turismo naquele âmbito regional.

“Está sendo feito um trabalho para a implementação da Instância de Governança Regional do turismo, que tem como objetivo se agregar às regiões turísticas do Estado por afinidade e a nossa aqui é a IGR da Costa Branca, que reúne os municípios de Mossoró, Tibau, Areia Branca, Grossos e Serra do Mel. Estamos aqui reunidos promovendo condições para criar a IGR de fato, para implementar o planejamento turístico dessas cidades, ampliarmos o potencial turístico dessa região”, declarou o titular da pasta da Sedint, Franklin Filgueira.

O workshop contou com a participação de representantes de municípios que fazem parte da Costa Branca. O próximo momento de capacitação está marcado para acontecer no dia 8 de agosto do corrente ano e a previsão da elaboração de todo projeto é de 10 meses.

“A principal intenção das IGRs é que elas tenham autonomia, ela consiga ir buscar novos recursos, criar eventos próprios integrando os municípios, não sendo algo polarizado, entende que o turismo é regional”, enfatizou Julliane Almeida, gestora do projeto de implantação das IGRs no Rio Grande do Norte, representando a empresa Start Consultoria.

“A Instância de Governança Regional agrupa as cidades por similaridade. Mossoró que tem o turismo de negócio do melão e do petróleo, por exemplo, passa a estar presente também nos municípios do entorno. As ações que são feitas para desenvolver esse turismo de negócio, todas elas alcançam outras cidades. E todas se beneficiam com a capacidade que nosso município dispõe para o turista que vem para essa região”, concluiu o secretário.