quarta-feira - 02/07/2025
Selecionados do Programa Incluir recebem treinamento sobre primeiros socorros no curso de formação
Nesta primeira etapa, 400 selecionados voluntários estão participando do curso de formação que irá prepará-los para atuarem na sala de aula auxiliando os alunos
Por: Sayonara Amorim

O Curso de Formação Continuada para Auxiliares de Estudantes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA): a presença do auxiliar na escola que acolhe do Programa Incluir foi direcionado ao treinamento para primeiros socorros. A aula ministrada por profissionais do Corpo de Bombeiros aconteceu na Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva.
O curso de formação do Programa Incluir iniciou na segunda-feira (30) de junho e segue até sexta-feira (4) de julho. A programação possui carga horária de 40 horas, sendo 20 horas com formadores-professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino e 20 horas com profissionais da Prefeitura Municipal de Mossoró e conta com colaboração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Corpo de Bombeiros.
Nesta primeira etapa, 400 selecionados voluntários estão participando do curso que irá prepará-los para atuarem na sala de aula auxiliando os alunos. Nas aulas ministradas na manhã de hoje foram repassadas técnicas de primeiros socorros para que os auxiliares estejam preparados em caso de necessidade na sala de aula. “Nós estamos repassando aqui noções de primeiros socorros, suporte básico de vida e como evitar o agravamento de situações de risco à vida”, destacou o sargento Ariano de Medeiros, do Corpo de Bombeiros de Mossoró.
Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, o tema abordado na manhã desta terça-feira no curso do Programa Incluir é de suma importância para a formação dos auxiliares. "Hoje é mais um dia importante no curso de Formação do Incluir, estamos aqui com o Corpo de Bombeiros, profissionais especializados na área de primeiros socorros, trabalhando aqui com nossos futuros profissionais de apoio sobre desobstrução de vias aéreas, engasgos desmaios, convulsões, entre outras situações. Tudo isso para deixar os auxiliares cada vez mais preparados para atuarem na sala de aula com nossos alunos”, ressaltou Leonardo Dantas.