sexta-feira - 25/03/2022

Secretaria Municipal de Educação promove II Encontro com Supervisores em 2022

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu ao longo desta sexta-feira (25) o II Encontro com Supervisores em 2022. Pela manhã, os profissionais que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental passaram pela formação no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. À tarde, o encontro contemplou supervisores da Educação Infantil (na Escola Municipal André Luiz), Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), também no auditório da Estação das Artes.

“Os encontros formativos com os supervisores das unidades de ensino são necessários para promover um alinhamento das orientações que são apresentadas pela Rede Municipal de Educação. Nós nos reunimos periodicamente, por segmento, para darmos o direcionamento daquilo que esperamos das nossas unidades”, explicou o professor Alexandre Andrade, coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental da SME.

A formação desta sexta (25) debateu, entre outros pontos, a implementação do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA). “Nesse encontro específico nós estamos trabalhando uma formação para o Programa de Recomposição das Aprendizagens. Já houve uma apresentação para os supervisores anteriormente, e esse encontro é um momento para sanar dúvidas e promover um alinhamento para que todas as unidades possam executar esse programa a contento”, complementou Alexandre Andrade.

O primeiro Encontro com Supervisores deste ano aconteceu em fevereiro, seguindo o calendário definido pela Secretaria Municipal de Educação.  “Esses encontros são importantes para orientações e apoio às unidades de ensino, fortalecendo sempre o alinhamento das ações pedagógicas da Rede Municipal”, enfatizou a gerente executiva Pedagógica da SME, professora Gilneide Lobo.

Para os profissionais que participam das formações, o momento se configura como uma oportunidade de compartilhar conhecimentos. “Aqui a gente discute toda a nossa metodologia de trabalho, de orientação para os professores. Esse é o momento que a gente tira dúvidas e hoje estamos aqui discutindo o PRA, que nesse momento é importante para os nossos alunos, porque precisamos trabalhar a recomposição dos conteúdos e das habilidades não adquiridos no ensino remoto”, disse Jailma Soares, supervisora da Escola Municipal Rotary.

“O Encontro com Supervisores é bem interessante e muito importante para que tenhamos um trabalho que seja monitorado, acompanhado e coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, para que façamos um trabalho em harmonia, condizente com as regras e critérios da SME”, finalizou Eliene Duarte, supervisora da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva.