terça-feira - 27/01/2026

Secretaria Municipal de Educação inicia curso de formação para mais 400 auxiliares do Programa Incluir

Com a inserção de mais 400 novatos de sala de aula, o ano letivo 2026 contará com a atuação de 800 auxiliares do Programa Incluir

Por: Sayonara Amorim

Walmir Alves (Secom\PMM) Walmir Alves (Secom\PMM)

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, está realizando a segunda edição do curso de formação para a segunda turma de auxiliares voluntários do Programa Incluir. Nessa etapa, mais 400 auxiliares passarão por formação em diversas especialidades visando obterem o conhecimento necessário para atuarem em sala de aula como auxiliares junto aos alunos com deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com a inserção de mais 400 auxiliares de sala de aula, o ano letivo 2026 contará com atuação de 800 novatos do Programa Incluir. “Nós estamos iniciando o curso de formação de 40 horas com os 400 novatos que já vão atuar juntamente com os veteranos neste ano letivo 2026. O curso é completo, onde os auxiliares terão curso de primeiros socorros, psicólogos que vão trabalhar em como ajudar em momento de crise e como apoiar o aluno. E o mais importante, esses auxiliares que estão sendo formados agora iniciam a atuação em sala de aula a partir do próximo dia 5”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.

O curso de formação do Programa Incluir com os 400 novatos se estenderá até o sábado (31) e na segunda-feira os veteranos também participarão do curso de formação continuada do programa. Na manhã desta terça-feira (27), o curso aconteceu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. “Eu acho muito importante esse projeto da Prefeitura de Mossoró de incluir nas escolas da rede pública municipal, voluntários para melhorar a condição da pessoa com deficiência, seja autismo, deficiência visual ou auditiva e dará tranquilidade às mães que terão a garantia de ter um profissional para auxiliar os filhos em sala de aula”, destacou Sheilane Alves Gurgel, natural de Guarulhos–SP, que está entre os 400 auxiliares em formação para atuarem em sala no ano letivo 2026.

O curso de formação do Programa Incluir é realizado pela Escola de Gestão da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Segepe), profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da SME e conta com o apoio, mediante professores, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Corpo de Bombeiros.

O Programa Incluir é o primeiro programa do tipo no Rio Grande do Norte e, possivelmente, o único no Brasil voltado para garantir a inclusão, de fato, dentro da sala de aula. O auxiliar voluntário com carga horária de 20h semanais receberá bolsa no valor de R$ 800,00 e para 40h semanais R$ 1.600,00. Não será permitida a execução de carga horária semanal acima de 40h, nem qualquer outra ação que possa caracterizar banco de horas. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) indicou o polo da zona urbana ou da zona rural pretendido para sua atuação.

 

Anterior Próximo