terça-feira - 01/07/2025

Secretaria inicia visitas a produtores rurais para vistoriar plantio e colheita na atual safra

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM) Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Desde a última segunda-feira (30), a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) iniciou o trabalho de vistoria de plantio e colheita na zona rural de Mossoró. A medida prosseguirá até a proxima segunda-feira (7) e alcançará 30 famílias da agricultura familiar.

A equipe da Seadru visitará as comunidades, previamente listadas, para fazer o laudo do Garantia Safra e verificar se de fato houve ou não a perda por parte da agricultura familiar. Nesta terça-feira (1º), as localidades visitadas foram São José I, Santa Rita de Cássia, Solidão e Fazenda Nova.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da Seadru e responsável pelas visitas, Cleiton Dantas, explicou como é realizado o trabalho para verificação se houve, de fato, perda dos agricultores na atual safra por conta da falta de chuva na região.

“Iniciamos esse trabalho a partir do momento que o Ministério do Desenvolvimento Agrário liberou a lista para a gente fazer essas vistorias. Nós temos identificado realmente perdas e vamos constar isso nos laudos. Por exemplo, aqui na comunidade de São José I, o agricultor plantou meio hectare de milho e meio de feijão. No milho, ele não colheu nada por falta de chuva e o feijão ainda conseguiu tirar o mínimo possível. Só conseguiu colher sete litros de garrafas. É uma quantidade muito pequena de feijão colhido”, explicou Cleiton.

Ele acrescenta: “Nós vamos juntar essas informações no relatório para informar ao governo a real situação da agricultura familiar de Mossoró nesta safra 2024/2025. As chuvas irregulares atrapalharam e muito o plantio dos agricultores neste ano. Tivemos meses que o quantitativo de chuvas foi muito superior ao esperado, mas tivemos outros meses que a quantidade foi menor sem falar que a distribuição temporal dessas chuvas não acompanhou o desenvolvimento das culturas. Não adianta chover num determinado período e passar duas, três, quarto, cinco semanas sem chover porque as plantas não desenvolvem”.

Agricultor Antônio de Sousa Gomes recebendo equipe da Seadru. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

O agricultor citado por Cleiton Dantas da comunidade São José I foi Antônio de Sousa Gomes. Ele plantou milho e feijão na primeira quinzena de março na esperança de uma boa colheita, mas a escassez das chuvas na região onde reside frustrou seus planos.

“Foi bem pouquinho que consegui colher. É importante vocês da Secretaria estarem aqui e verificar a situação. Na colheita do feijão ainda consegui sete quilos e do milho deu perda total, não consegui nada. Faltou chuva aqui e aconteceu isso que está vendo”, disse o agricultor.

A equipe da Secretaria de Agricultura também esteve na comunidade Santa Rita de Cássia e presenciou outro produtor que não conseguiu resultados satisfatórios na colheita na atual safra. “Ficamos dois meses aqui sem chuva. Quando o feijão estava começando a florar faltou a chuva. Quando falta chuva o feijão perde a força. Esse trabalho da Secretaria de Agricultura é muito importante porque vocês vindo aqui verificam a perda que tivemos no sorgo e no feijão”, contou Paulo Tarso Ferreira da Silva, agricultor de Santa Rita de Cássia.

Visita da propriedade do agricultor Paulo Tarso. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

O cronograma de visitas prossegue nesta quarta-feira (2) nas comunidades Recanto da Esperança, Bom Destino, Senegal e Florânia. Na quinta-feira (3), a equipe estará em Serra Mossoró, Riachinho, Nova Esperança e Sítio Coqueiro. 

As visitas seguem na sexta-feira (4) em Pau Branco, Oziel Alves, Agrovila Paulo Freire, Agrovila Pomar e Jurema. Por fim, o trabalho será encerrado no dia 7 (segunda-feira) no Assentamento Hipólito, Quixaba, Curral de Baixo e Assentamento Paulo Freire.

CONFIRA CRONOGRAMA DE VISITAS:

30 DE JUNHO

- Sítio Santana

- Passagem do Rio

1º DE JULHO

- São José I

- Santa Rita de Cássia

- Solidão

- Fazenda Nova

2 DE JULHO

- Recanto da Esperança

- Bom Destino

- Senegal

- Florânia

3 DE JULHO

- Serra Mossoró

- Riachinho

- Nova Esperança

- Sítio Coqueiro

4 DE JULHO

- Pau Branco

- Oziel Alves

- Agrovila Paulo Freire

- Agrovila Pomar

- Jurema

7 DE JULHO

- Hipólito

- Quixaba

- Curral de Baixo

- Assentamento Paulo Freire

Anterior Próximo