quarta-feira - 26/05/2021

Secretaria recebe imigrantes venezuelanos para discutir ações de assistência

Por: Edinaldo Moreno

Um grupo de venezuelanos se reuniu na manhã desta quarta-feira, 26, com a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Janaína Holanda, e sua equipe técnica para tratar sobre assuntos relacionados a assistência a esse público em Mossoró.

A titular da pasta destacou que foi um momento de ouvir essas famílias e repassar para os imigrantes as ações desempenhadas pela pasta para essas famílias venezuelanas que residem na Capital do Oeste atualmente.

“Existe um plano de trabalho para acolhimento de imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade decorrente do fluxo migratório por crise humanitária e para realizar isso a gente já concluiu a primeira parte do atendimento que foi identificação, cadastramento e acolhida das famílias”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social identificou 24 famílias venezuelanas, sendo que 22 delas moram em Mossoró, o que totaliza aproximadamente 100 pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Dessas 22 famílias que residem na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, 10 são de origem indígena, da etnia Warao, e outras 12 não indígenas. Essas famílias estão residindo em seis bairros da cidade. São eles: Barrocas, Aeroporto, Santa Delmira, Santo Antônio, Abolição IV e Wilson Rosado.

Janaína Holanda enfatiza que a SMDSJ tem uma equipe que trabalha exclusivamente no atendimento as famílias venezuelanas, tanto indígena como não indígena. A primeira ressalta ainda que a pasta iniciou a implementação da segunda etapa de acolhida.

“Nós estamos na segunda etapa. Ela consiste na promoção e acesso as seguranças sociais como moradia, alimentação e documentação. Nós estamos com aluguel social para algumas famílias fornecendo água, energia por seis meses de abril a outubro de 2021. Nós também estamos providenciando documentação para essas famílias”.

A reunião também deliberou que o Geração de Oportunidades, órgão ligado ao Desenvolvimento Social e Juventude, realizará um trabalho focado para que essas famílias se insiram no mercado de trabalho.

“Nós também deliberamos, através da conversa de hoje, que o Geração de Oportunidades vai fazer um trabalho mais focado na questão de encaminhar essas famílias para o mercado de trabalho e nós também estamos verificando ações para alfabetizar algumas crianças que não são alfabetizadas”.

A secretária Janaína Holanda também lembrou do importante trabalho realizado pelas equipes da pasta para a vacinação dos indígenas contra a Covid-19 e também para garantir a imunização contra a H1N1.

Tags:
Anterior Próximo