quinta-feira - 17/10/2019
Secretaria de Saúde realiza palestra sobre sexualidade na terceira idade no CRAS do Bom Jesus
Por: Comunicação
O setor de Política do Idoso da Secretaria de Saúde realizou na tarde desta quinta-feira (17), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Bom Jesus, uma palestra sobre sexualidade na terceira idade. O encontro reuniu cerca de 40 idosos que também recebem assistências da Unidades Básica de Saúde UBS Dr. Antônio Soares Júnior do bairro.
A coordenadora da Política do Idoso, Gilvete Sá, explicou que o CRAS do Bom Jesus está encerrando a programação definida pela Secretaria de Saúde em celebração a Semana do Idoso e falou um pouco da atividade realidade no CRAS. “Hoje nós estamos reunidos com a UBS do Bom Jesus em que as profissionais de saúde estão em uma roda de conversa com os idosos para falar sobre sexualidade. É um momento ímpar, simples, mas muito valioso em relação a esse tema. Nossos idosos muitas vezes não conhecem o que é a sexualidade na terceira idade e eles, muitas vezes, confundem sexualidade com o sexo e não é. Esse momento ajuda a esclarecer a diferença para eles.”, afirmou Gilvete.
A dona de casa Antônia Duarte, de 62 anos, moradora do bairro Bom Jesus, gostou da inciativa da Secretaria de Saúde e disse que aprendeu mais sobre o tema. “Eu achei bom, porque têm coisas que a gente não sabe e fica sabendo. É um aprendizado para a gente, valeu a pena ter vindo.”, disse Antônia.
A enfermeira Jaiza Pontes, da UBS do Bom Jesus, pontuou da parceria existente entre a UBS e CRAS para sempre buscar melhorar as assistências prestadas aos mossoroenses. “Mensalmente nós participamos de todos os grupos do CRAS, fazendo nossas atividades que contribuem com esses grupos. Para isso há um planejamento prévio com a equipe aqui do CRAS. Hoje nós estamos encerrando o mês do idoso falando sobre sexualidade na terceira idade. Todos esses idosos são acompanhados pela nossa UBS e destacamos também o trabalho da residência multiprofissional da UERN em parceria com a Secretaria de Saúde.”, destacou a enfermeira.