quarta-feira - 01/07/2020

Prefeitura de Mossoró segue com ações de enfrentamento ao novo coronavírus

A partir do momento que a Prefeitura de Mossoró tomou conhecimento que a pandemia do novo coronavírus poderia ser uma realidade no país, em janeiro deste ano, começou um intenso trabalho preventivo na cidade. A primeira ação foi capacitar os servidores da saúde sobre o que se sabia da doença e como evitar uma possível transmissão. Em seguida, o Município elaborou um plano de contingência com ações norteadoras de trabalho, que hoje está em sua terceira versão, sendo um dos primeiros do Rio Grande do Norte.

A Prefeitura se estruturou e transformou a UPA do Belo Horizonte em uma Unidade Hospitalar de Campanha, passando a ser referência de atendimento do novo coronavírus na cidade. A Prefeitura correu contra o tempo e comprou os equipamentos de proteção individual, mesmo com dificuldades pela alta demanda no mercado, garantindo que os servidores trabalhem com mais segurança.

Entendendo a importância e necessidade do uso da máscara para prevenção, Mossoró foi a primeira cidade do estado a tornar o uso obrigatório, ainda no começo da pandemia, o que encorajou outras cidades a fazerem o mesmo no período. Outra ação de enfrentamento foi a restrição ou readequação do funcionamento de alguns setores da economia, minimizando a transmissão da covid-19.

Intensificou a fiscalização da Vigilância Sanitária em todos os bairros da cidade para inspecionar o comércio e evitar aglomerações de pessoas. Também promoveu barreiras sanitárias em todas as entradas da cidade por BRs e RNs, tendo adesão das forças de segurança e salvamento. Ainda realizou diversos drive thru de vacinação contra Influenza H1N1, evitando aglomerações em Unidades de Saúde.

Para ampliar a quantidade de leitos de UTI na cidade, a Prefeitura de Mossoró colaborou junto a outras entidades com a abertura do Hospital São Luiz exclusivamente a atendimentos do novo coronavírus. Na época, em abril, pagou R$ 594 mil de forma imediata à abertura. Hoje o hospital está com 29 leitos de UTI e 30 leitos clínicos disponíveis aos mossoroenses e pessoas de outras cidades. O Município também repassou, recentemente, quase R$ 3 milhões do credenciamento dos leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde

Até o momento, só na área da saúde, a Prefeitura repassou e investiu cerca de R$ 15 milhões em ações diretas contra a covid-19 de recursos que recebeu de emendas parlamentares e do Governo Federal, sem contar os gastos mensais da Saúde com recursos próprios. Desse total, mais de R$ 10 milhões foram à APAMIM e os outros cinco investidos em compra de EPI, testes rápidos da covid-19, contratação de novos profissionais em virtude da pandemia, Unidade Hospitalar de Campanha, Hospital São Luiz e uma serie de outros investimentos.

Mesmo com essa luta constante, a Prefeitura de Mossoró ainda precisa da ajuda da sociedade mossoroense. Cada cidadão deve assumir um papel de protagonista no combate a covid-19 e fazer sua parte. Só sair de casa se for necessário, evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência, usar máscaras e não compartilhar notícias falsas.

A Prefeitura vai continuar lutando contra a pandemia na cidade, fazendo o que for possível e necessário para salvar vidas. O Município sabe que uma economia forte é necessária, mas a vida dos mossoroenses está em primeiro lugar.