quarta-feira - 05/06/2024

Por: Edinaldo Moreno

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado neste dia 5 de junho. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM) O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado neste dia 5 de junho. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) participou na manhã desta quarta-feira (5) da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Mossoró, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Foram realizadas ações promovidas pela Seadru, com temática voltada para o meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho. A data é importante para a conscientização global sobre a proteção ambiental e visa sensibilizar indivíduos, comunidades e governos sobre a importância de cuidar do planeta.

Houve a doação de mudas nativas e medicinais, uma atividade de compostagem, além de uma oficina de brinquedos com materiais recicláveis. A diretora do Centro de Produção de Mudas, Ocimara Fernandes, explicou a utilização de materiais recicláveis.

“Nós estamos com ação dentro da Semana do Meio Ambiente elaborando recursos didáticos utilizando materiais recicláveis, que são papelão, folha que usa para borrão. Fazemos com isso uma lo Seadru realiza atividades de doação de mudas, compostagem e oficina de brinquedos no Parque Municipal usa que pode ser utilizada pelos alunos e professores no seu dia a dia, como brincadeiras, tarefas tornando útil para o dia a dia”.

Diretor executivo de Desenvolvimento Rural da Seadru, Raniere Barbosa destacou a presença da Secretaria de Agricultura na Semana do Meio Ambiente e explicou o processo de compostagem e ressaltou a importância da distribuição das mudas para os alunos.

“Nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura se soma nessa atividade ambiental para mostrar que o processo de compostagem pode ser utilizado tanto na zona rural, na produção agrícola em uma escala maior, como também numa residência ou até mesmo num condomínio. Posso pegar resíduos e transformar em adubo, evitando uma sobrecarga nos aterros sanitários. O nosso Horto Municipal também está presente na distribuição de mudas medicinais e frutíferas para as pessoas que estão participando desse evento”.