quarta-feira - 05/06/2024

Prefeitura de Mossoró promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Por: Edinaldo Moreno

A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM) A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Mossoró, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Seimurb) e da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e universidades, comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com diversas ações no Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira. A atividade recebeu alunos da rede municipal de ensino.

Gerente executiva de Educação Ambiental, Zildenice Guedes destacou a programação diversificada voltada para diversos públicos e também sensibilizar a população para o cuidado coletivo com o meio ambiente.

“Nós estamos aqui no Parque Municipal em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. É um dia para nós, enquanto humanidade, pararmos para refletirmos nossas ações e pensarmos como estamos cuidando do meio ambiente ao qual fazemos parte. Realizamos atividades com o apoio de diversas instituições que já trabalham em parceria conosco e que vêm aqui hoje para apresentar seus projetos daquilo que as universidades e instituições têm feito em termos de educação ambiental”.

A ação contou com oficina de brinquedos recicláveis, de gel tinta, exposição de sementários, como também a visita de uma réplica de caverna instalada dentro do Parque Municipal. Analista ambiental do ICMBio, Lúcia Guaraldo explicou às crianças um pouco da história da Furna Feia e levou os pequenos para visitarem a caverna artificial.

“Hoje é importante porque estamos comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente e recebemos uma turma na caverna artificial do Parque Nacional da Furna Feia. Fizemos essa caverna para receber as turmas que não têm como ir à Furna Feia, portanto eles vêm aqui ao Parque Municipal”, contou.

Os alunos conheceram na caverna artificial elementos das três cavernas abertas para visitação, que é a caverna Furna Feia, Furna Nova e o Abrigo do Letreiro. “É muito importante para as crianças saberem que existe esse parque no município, é um local que tem toda sua função ecológica de equilibrar o clima, a quantidade de água subterrânea nas suas cavernas”, frisou.

Dezenas de alunos da Rede Municipal de Ensino estiveram presentes ao evento de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Municipal. Uma delas foi Nicole Nascimento, aluna da Escola Municipal Diran Ramos do Amaral. Ela tem 12 anos e adorou participar da ação. “Está uma maravilha. Estou achando essa experiência incrível. Eu aprendi sobre sementes, a doença da raiva”.

Saulo Gomes, diretor de Educação e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN), destacou a parceria da instituição de ensino superior com a Prefeitura de Mossoró. “Para nós da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é de suma importância essa parceria com a Prefeitura de Mossoró para promover nesta Semana do Meio Ambiente as ações que estão sendo desenvolvidas. Acreditamos que ações dessa natureza fortalecem e engradecem”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho. A data é importante para a conscientização global sobre a proteção ambiental e visa sensibilizar indivíduos, comunidades e governos sobre a importância de cuidar do planeta.