segunda-feira - 14/10/2024

PVT e parceiros realizam ações educativas na zona rural de Mossoró

Por: Thiago Braga

Foto: Divulgação/PMM Foto: Divulgação/PMM

O Programa Vida no Trânsito (PVT), da Prefeitura de Mossoró, e instituições parceiras realizaram ações educativas em escolas localizadas na zona rural do município. A iniciativa denominada “Conexão DNIT” tem como integrar a educação para o trânsito aos saberes escolares.

De 8 a 10, terça a quinta-feira, a equipe percorreu três comunidades rurais: Sítio Barrinha; Assentamento Jurema e Jucuri. Crianças e adolescentes participaram de atividades lúdicas e dinâmicas com apresentações culturais e recreativas. O teatro educativo e informativo se fez presente com destaque nas ações.

"É uma atividade de extrema importância para que as crianças e adolescentes tenham acesso a temas transversais no cotidiano das aulas, pois o aplicativo do ‘Conexão DNIT’ possibilita aos professores e aos responsáveis ensinar português, matemática, ciências ou qualquer conteúdo escolar e utilizá-lo em aulas já prontas no aplicativo e levá-las aos alunos para que possam ter mais acesso à educação para o trânsito", destacou Ana Leine Carlos, coordenadora do PVT.

As Atividades realizadas pelo PVT foram articuladas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN), 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv),  Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Importante realizar atividades integradas pela vida no trânsito e o PVT por ter característica intersetorial consegue pelas diversas instituições constituídas. E ainda, possibilita pela integralidade e diversidade das instituições realizar ações de educação envolvendo os diversos órgãos ligados ao trânsito”, acrescentou Ana Leine.

Pais de alunos também foram assistidos pela iniciativa. “O programa visa à formação de uma rede de educação para o trânsito alimentada pelo compartilhamento de conhecimentos e por estímulos pedagógicos contínuos, em que participam órgãos e entidades de trânsito, secretarias de educação, escolas, professores, comunidade escolar e sociedade em geral. É uma iniciativa inovadora, sustentável e colaborativa de educação para o trânsito, estruturada em rede e direcionada para as escolas de Ensino Fundamental”, informou Marlene Nobre, analista de Infraestrutura do DNIT.