quinta-feira - 01/06/2023

Projetos e programas ambientais de diversas instituições são expostos no Parque Municipal

Por: Maricelio Almeida

Dando sequência às atividades da Semana de Meio Ambiente 2023, a Prefeitura de Mossoró promoveu na tarde desta quinta-feira (1º) uma mostra de trabalhos e projetos ambientais executados na cidade por diferentes instituições. A programação foi realizada no Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira, contando, inclusive, com a presença de alunos da Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada na comunidade Passagem de Pedra, zona rural.

Uma das iniciativas expostas no Parque foi o programa “BioAção”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e coordenado pela professora Danielle Peretti. “A gente busca com essa ação trazer para o público a importância da biodiversidade, principalmente a biodiversidade local, do cuidado com o ambiente, e também desmistificar algumas coisas em relação a insetos, répteis”, pontuou a docente, acrescentando que foram apresentados aos presentes mostra de material biológico, modelos didáticos, atividades lúdicas e experimentais.

Também promovido pela Uern, o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) marcou presença na programação da Semana de Meio Ambiente 2023 da Prefeitura de Mossoró. A iniciativa realiza ações de monitoramento, pesquisa, conservação e sensibilização ambiental, com enfoque na megafauna marinha do litoral do Rio Grande do Norte e leste do Ceará.

“A gente está expondo o porquê do projeto, a importância de se trabalhar com mamíferos aquáticos, tartarugas, golfinhos, baleias, e também focando na educação ambiental e conservação, que é o propósito do nosso projeto, em prol da conservação, monitoramento e da reabilitação de vários animais marinhos”, frisou a graduanda em Biologia Aline Dayanne.

A estudante Ana Júlia, do 6º ano da Escola Municipal Vereador José Bernardo, ficou encantada com os projetos expostos no Parque. “Estou achando tudo bem legal, porque estou aprendendo cada vez mais. Aprendi sobre as tartarugas, por exemplo. Na escola, a professora sempre fala que devemos cuidar do meio ambiente, não colocar lixo de forma inadequada nas ruas, não jogar no mar”, afirmou.

Estudante Ana Júlia

Kelvyn Lucas, também estudante do 6º da José Bernardo, visitou o Parque Municipal pela primeira vez nesta quinta-feira (1º). “Minha primeira vez aqui e estou achando muito bom. Inclusive, tem um projeto da minha escola sendo apresentado e vou passar nos demais para conhecer melhor. Quero vir aqui novamente”, destacou.

O projeto mencionado por Kelvin Lucas, referente à Escola Vereador José Bernardo, é “Oxigenação e filtração da água para viveiro de camarão”, idealizado pelas estudantes Rhuana Bianca e Maria Clara. Na abertura da Semana de Meio Ambiente, elas receberam o reconhecimento da Prefeitura de Mossoró pela iniciativa.

A Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) também fez parte da programação, por meio do seu Laboratório de Ecologia Marinha, assim como a empresa 3R Petroleum. “A ideia de trazer as mostras para a programação é justamente para apresentar o potencial dos projetos e programas que são executados no nosso município e muitas vezes não possuem espaço dentro de uma programação, então trouxemos projetos de universidades, empresas, escolas. O meio ambiente é isso: ações, atitudes, oportunidade de ver isso na prática”, comentou Márcia Egina, gerente de Educação Ambiental da Prefeitura de Mossoró.

ENCERRAMENTO

A Semana de Meio Ambiente 2023 será encerrada nesta sexta-feira (2), com a mesa redonda “Cuidando dos nossos Parques”, que terá a presença da diretora do Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira, Regilene Freitas, e da diretora do Parque das Dunas, Mary Sorage. Também haverá exposição dos coletores e das associações locais de reciclagem que irão atuar no Mossoró Cidade Junina. As atividades começam às 8h e seguem até as 10h.