sábado - 02/04/2022

Projeto Jovem Promessa da Ginástica reinicia atividades presenciais

Por: Maricelio Almeida

O projeto Jovem Promessa da Ginástica retomou suas atividades presenciais após dois anos com aulas sendo realizadas de forma on-line. A iniciativa é executada em Mossoró por meio de parceria entre a Prefeitura, Federação Norte-rio-grandense de Ginástica (FNG) e Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), contando com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Na manhã deste sábado (2), o prefeito Allyson Bezerra e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, estiveram no Ginásio Olímpico Flávio Leandro Bezerra da Rocha, instalado na Escola Municipal Raimundo Fernandes, bairro Santo Antônio, acompanhando as atividades do projeto, que atende hoje 130 crianças de 5 a 14 anos.

“Eu acredito muito que o esporte acaba colocando as crianças em um caminho de desenvolvimento humano, físico, um caminho de oportunidades. A cidade de Mossoró tem de conhecer esse projeto. Estamos aqui inclusive com crianças classificadas para competições em outros países, mostrando a capacidade dessas crianças”, destacou o prefeito Allyson Bezerra, mencionando a classificação de uma seleção da equipe de ginástica do projeto para participar do Gym World, que será realizado em 2023 em Amsterdam, na Holanda.

O gestor também ressaltou a importância do apoio da Caixa Econômica e a ampliação da faixa etária de crianças atendidas pelo projeto. “Nós agradecemos o patrocínio, o apoio da Caixa Econômica Federal e lembramos que foi feito um trabalho, em parceria com a Caixa, oportunizando que as crianças de até 14 anos pudessem também estar aqui recebendo essa atenção dentro desse programa”, disse.

Para o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, é um orgulho o banco poder patrocinar iniciativas como o Jovem Promessa da Ginástica. “A Caixa Econômica Federal, como nunca antes, foca em quem mais precisa. O que me motiva é conhecer a realidade da população brasileira, em especial das pessoas mais carentes. Eu nadei 20 anos, a piscina do Flamengo tem o nome do meu pai, que foi a diversas Olimpíadas, mas o nosso orgulho não é patrocinar atleta olímpico, é bom, mas o nosso orgulho é focar nas pessoas carentes, nas crianças carentes”, relatou.

Titular da Secretaria de Esporte e Juventude de Mossoró, Júnior Xavier comenta a retomada das atividades presenciais do Jovem Promessa de Ginástica. “É um projeto que traz equilíbrio para essas crianças. A Secretaria tem a enorme satisfação de poder estar iniciando praticamente o esporte neste ano, já que a pandemia atrapalhou muito esse percurso. É um projeto que já existe há mais de 10 anos, e essa jovem promessa dá a perspectiva para essas crianças de no futuro serem uma realidade”, afirmou.

O projeto é executado em parceria também com a Secretaria Municipal de Educação. “É um projeto importantíssimo, que já atendeu ao longo de sua história mais de mil crianças da Rede Municipal de Ensino. Um dos espíritos do esporte é a coletividade, parceria, a união de esforços para que a gente obtenha um resultado. É exatamente com essa ideia que a nossa equipe tem trabalhado. Juntos, nós unimos forças para que a gente possa atender da melhor forma a população. Investir em educação, investir em esporte é também investir em segurança, em saúde, na solução definitiva de muitos problemas”, relatou a secretária Hubeônia Alencar.

Coordenador do projeto em Mossoró, Franklin Soares fala sobre os benefícios da prática esportiva para as crianças. “Além da descoberta de talentos para a ginástica, o projeto também possui a questão da qualidade social e psicomotora, proporcionando para as crianças essa oportunidade de mais uma prática esportiva, com um grande desenvolvimento psicomotor, que serve de base para qualquer modalidade de esporte que seja praticada”, explicou, acrescentando:

“Em Mossoró, o projeto conta hoje 250 vagas, sendo 130 disponibilizadas inicialmente, com aulas de segunda a sexta-feira, basicamente em todos os turnos, e mais 120 vagas a serem ofertadas tão logo a gente concretize a contratação dos novos profissionais que vão estar no projeto”.

As adolescentes Sabrine Morais e Janessa Braga fazem parte da seleção classificada para o Gym World. Elas afirmam que integrar o projeto é um sonho. “Faz um certo tempo que já entrei no projeto e pretendo continuar por muito tempo. É um amor que eu tenho por esse esporte”, disse Sabrine. “Foi amor à primeira vista, porque desde pequena eu sempre tive o sonho de fazer ginástica. Meu sonho agora é ir para o mundial”, complementou Janessa.

Vice-presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Maria de Fátima também esteve presente na Escola Raimundo Fernandes na manhã deste sábado (2). “Nós sabemos que a ginástica é fundamental, é trabalho de base para os futuros atletas que vamos ter saindo de um projeto como esse, um projeto que integra socialmente e que descobre talentos. Estamos num celeiro de crianças que são futuros atletas, futuros ginastas despontando não só em Mossoró, mas no Rio Grande do Norte e no Brasil”, concluiu.