sábado - 02/04/2022

Programa de Recomposição das Aprendizagens tem sequência com atividades aos sábados

Por: Maricelio Almeida

As atividades do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró tiveram sequência neste sábado (2), em unidades como a Escola Municipal Raimundo Fernandes, no bairro Santo Antônio. Pela manhã, os alunos puderam acompanhar e realizar tarefas com base nas orientações da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de recompor as aprendizagens não consolidadas durante o período de ensino remoto.

“Foi o primeiro sábado de atividades do Programa de Recomposição das Aprendizagens, o nosso PRA. Um importante passo para que possamos recompor as habilidades e competências não desenvolvidas pelos alunos em razão dos prejuízos pedagógicos ocorridos na consolidação das aprendizagens ao longo do período em que a oferta do ensino se deu de forma remota (2020-2021)”, destaca a titular da SME, Hubeônia Alencar.

A secretária de Educação lembra que o PRA foi cuidadosamente elaborado pela equipe técnica da pasta municipal, equipe que comemora agora sua efetivação pelas atividades realizadas nas escolas. “O PRA é genuinamente nosso, pensado e elaborado pela SME, a partir das avaliações diagnósticas realizadas em 2021. É um programa grandioso e que, ao se concretizar, coloca-nos em uma situação de encantamento, por termos feito parte diretamente da sua construção e estarmos agora acompanhando o início da sua execução, e de esperança”, disse Hubeônia, acrescentando:

“Ao visitarmos a Escola Raimundo Fernandes neste sábado, e vermos as crianças realizando as atividades e a equipe da escola desenvolvendo o PRA, acreditamos ainda mais ser possível fazermos a diferença no processo de ensino e aprendizagem, nessa era pós-ensino remoto. O PRA já nos enche de orgulho”, finalizou.

O PRA está sendo desenvolvido em atividades realizadas nos dias letivos, somando-se ainda 80 horas-aula anuais extras, executadas aos sábados, não contabilizadas na carga horária letiva. O programa terá sua metodologia aplicada ao longo de um ano, por meio de projetos como “Conviver na Educação Infantil”, “Letramento e Alfabetização”, “Oficina de Produção de Texto”, “Letramento Matemático”, “Iniciação Científica”, “Núcleo de Estudos Interdisciplinares”, além do “Mossoró Educa+”.