sexta-feira - 14/07/2023
Projeto da Fundação Getúlio Vargas e Petrobras avança na Rede Municipal de Ensino de Mossoró
Por: Maricelio Almeida
A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu mais uma vez a equipe do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, realizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Petrobras. Ao longo desta sexta-feira (14), uma formação foi promovida no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, voltada para professores das Unidades de Educação Infantil (UEIs) que participam, de maneira piloto, da iniciativa.
O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, pioneiro no país, alcançando em 2021 quatro cidades do Brasil, entre elas Mossoró (hoje são 15 municípios), tem como missão promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, com o propósito de melhorar a gestão da educação por meio da qualificação dos secretários e gestores das secretarias de educação. Para isso, são realizadas mentorias com os secretários e oficinas formativas com os gestores e as equipes da Rede Municipal de Ensino.
A oficina realizada nesta sexta-feira teve como tema “Brincadeiras, estímulos e intencionalidade”. Inicialmente, foram escolhidas para integrar o projeto as UEIs Edna Lima Moura Falcão (Bom Jardim) e Maria Júlia Uchoa (Costa e Silva). “É uma capacitação muita rica, porque envolve a exploração de materiais para trabalhar com a criança em sala de aula, materiais de matemática, linguagem, entre outros. Na Educação Infantil, a criança aprende brincando, então com esse material elas vão explorando e aprendendo ao mesmo tempo”, pontuou Adélia Maria, professora da UEI Edna Lima Moura.
Especialista em Gestão Pedagógica da FGV EBAPE (Escola de Administração Pública e de Empresas), Victor Eyng foi um dos formadores desta etapa do projeto em Mossoró. Ele ressalta a importância desse momento para a Rede Municipal. “Estamos iniciando essa etapa com os materiais pedagógicos e a formação continuada para fortalecer as práticas pedagógicas na Primeira Infância, com a intencionalidade que isso exige do brincar, para que a gente tenha bons avanços e resultados na aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças de Mossoró”, disse.
“Esse momento é muito importante para o projeto, porque a gente está aqui realmente para contribuir com a gestão da Secretaria. É um momento de troca, de ouvir e de colaborar para Rede como um todo. O objetivo principal é o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos”, acrescentou Jaqueline França, especialista em Gestão de Redes da FGV Ebape e também formadora do encontro realizado em Mossoró nesta sexta-feira (14).
Para a secretária Hubeônia Alencar, essa parceria com o CEIPE FGV e Petrobras representará um legado importante para a educação municipal em Mossoró. “Esta é uma semana de muitas conquistas, que estamos apresentando o resultado de muitas parcerias, por exemplo, durante esta sexta-feira tivemos formação com os professores daquelas unidades de ensino que fazem parte desse projeto com a FGV e Petrobras. Recebemos materiais já fruto dessa parceria, e a formação. Um projeto que já vem acontecendo desde o início da nossa gestão, de forma pioneira, inicialmente contemplando quatro municípios do país, e Mossoró sendo um deles. O trabalho realizado em Mossoró se expandiu, inclusive, para outros municípios do país”, finalizou.