sexta-feira - 14/07/2023

Comunidade escolar celebra melhorias implantadas na UEI Elineide Carvalho Cunha

Por: Maricelio Almeida

A Unidade de Educação Infantil (UEI) Elineide Carvalho Cunha, localizada no bairro Planalto 13 de Maio, região conhecida como Papoco, é a primeira da Rede Municipal de Mossoró a oferecer ensino em tempo integral em todas as turmas. A novidade, implantada no início deste ano, se soma a outros avanços registrados no equipamento educacional, que desde 2022 funciona em uma nova estrutura e agora conta com centrais de ar instaladas em todas as salas de aula, sala de leitura, informática, secretaria e diretoria.

No total, 17 máquinas foram instaladas na unidade, que por muitas décadas funcionou em estruturas precárias, mas teve o seu novo espaço físico entregue à comunidade em 24 de outubro 2022, após a atual gestão concluir as obras que já duravam mais de 10 anos. As melhorias implantadas na Elineide Carvalho são celebradas por todos, principalmente pelas mais de 160 crianças matriculadas no espaço.

A pequena Ketlen Fernanda, de 5 anos, comemora a nova realidade da unidade. “Antes era muito quente, agora está frio. É legal, porque eu nunca vi minha escola com ar-condicionado. As professoras são legais e a merenda é ótima”, afirmou, mencionando a alimentação escolar servida na UEI. As crianças têm acesso a cinco refeições diárias, do desjejum ao jantar, para um período de permanência na unidade que vai das 7h às 17h.

Para a professora Jacqueline Magalhães, a instalação das centrais de ar representa um avanço significativo. “Era uma expectativa muito grande que tínhamos aqui, aguardando as centrais, devido às salas serem muito quentes. Agora vai melhorar bastante, com mais conforto para as crianças e para os funcionários. A estrutura está boa, não tenho do que me queixar. É tudo muito organizado”, disse.

Diretora da UEI, Mônica Cibely também comemora essa nova conquista. “Tivemos o privilégio de receber essa estrutura, e agora todas as salas estão climatizadas. Isso trouxe para nós um benefício grandioso. A maioria das crianças já comprou seus casaquinhos, porque dizem que a sala está gelada, e isso é gratificante. As famílias ficam maravilhadas com tudo isso que a Prefeitura está proporcionando”, pontuou.

Secretária Hubeônia Alencar

Secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar esteve na unidade na tarde desta sexta-feira (14) ressaltando o novo contexto vivenciado pela comunidade escolar da UEI Elineide Carvalho. “É a nossa primeira unidade 100% em tempo integral com educação na perspectiva integral. Hoje, por exemplo, estamos aqui entregando a climatização, um avanço que já aconteceu este ano”, relatou, acrescentando:

“É uma unidade totalmente equipada, nova, cuja inauguração se deu no ano passado, após mais de 10 anos de construção, que já atravessava gestões, e nós já conseguimos entregar três unidades deste porte, do modelo Proinfância. O diferencial da UEI é justamente a educação em tempo integral, com as crianças sendo formadas enquanto cidadãs para o futuro”, frisou.

O prefeito Allyson Bezerra também visitou a UEI. “Essa é uma unidade modelo de creche de tempo integral, com as nossas crianças tendo a oportunidade de encontrar o que há de melhor em educação, com material, equipamentos, móveis, tudo novo, e o prédio novo, e agora com centrais de ar em todas as salas de aula, atendendo as crianças já a partir dos seis meses de vida. Uma unidade em que cada criança tem acesso a cinco refeições por dia, a partir das 7h até as 17h, com atividades, conhecimento e alimentação de qualidade. Queremos levar esse modelo para outras unidades”, afirmou o gestor.

O processo de climatização das unidades da Rede Municipal de Mossoró também já contemplou, este ano, as UEIs Neusa Xavier Linhares, no conjunto Nova Mossoró; Maria Dolores Fernandes (Bom Jesus); Maria da Conceição Vidal (Liberdade I); Mário Negócio (Santo Antônio); e Maria Júlia Uchôa (Pintos); além das escolas Vereador José Bernardo (Passagem de Pedra); Francisco França (Córrego Mossoró); Cornélio Barbalho de Carvalho (Riacho Grande); e Francisco de Assis Batista (Alto da Conceição), entre outras.

Todas as 95 escolas e UEIs da Rede Municipal de Ensino serão climatizadas, como prevê o programa “Mossoró Cidade Educação”. As melhorias alcançam, por exemplo, as unidades que passam por serviços de manutenção atualmente, como as escolas Senador Duarte Filho, no conjunto Walfredo Gurgel, e Celina Guimarães Viana, Barrocas.