quarta-feira - 09/10/2019

Projeto Cafuné marca programação do Mês da Criança no Parque Municipal

Por: Comunicação

Para comemorar o Mês da Criança, durante os meses de outubro e novembro, os grupos de escolas que estão com programação marcada para o Parque Municipal Maurício de Oliveira vão fazer parte do Projeto Cafuné, que consiste na fabricação de bonecas artesanais, confeccionadas a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura.

De acordo com a diretora do Parque, Raphaela Araújo, a boneca representa a diversidade. “A boneca não tem uma medição precisa, justamente para representar que ninguém é igual a ninguém. As crianças confeccionam e vão aprendendo sobre respeito e diversidade, e sobre que a palavra ‘cafuné’ é de origem africana que significa carinho”, explicou.

As bonecas são confeccionadas pelas próprias crianças, que têm a missão de repassar os ensinamentos sobre o significado. “Eu gostei de confeccionar a boneca, nunca tinha feito uma boneca antes”, disse Eloise Silva, de 6 anos.

Joziel Nascimento, de 10 anos disse que aprendeu que o objeto representa a diversidade. “Agora nós temos que passar a boneca para os nossos amigos. Todos os dias uma pessoa diferente tem que levar a boneca para casa e falar que todos somos diferentes e temos que ser respeitados”, afirmou.

O Projeto Cafuné segue até o dia 20 de novembro, com a culminância comemorando o Dia da Consciência Negra. Até lá, a programação segue com palestras e confecção de bonecas.

Tags:
Anterior Próximo