sábado - 22/04/2023

Programa “Mossoró Rural” promove a revitalização da cultura do caju no município

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), tem promovido a revitalização da cajucultura no município, com ações executadas por meio do programa “Mossoró Rural”. Neste sábado (22), produtores de localidades como Senegal, Oiticica, Recanto da Esperança e Arisco foram contemplados com mudas entregues pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU).

“Graças a Deus que chegou esse programa, junto com o Sebrae, Prefeitura de Mossoró e Secretaria Municipal de Agricultura. Houve um estudo do solo para saber o tipo de cajueiro que se adequava melhor à terra, e hoje a gente está sendo beneficiado com essas mudas de cajueiro. A expectativa é melhorar a situação, porque é um ramo que gera dinheiro, porque a gente tem a castanha para vender, tem o caju, e vai ser muito importante para os agricultores”, destacou a produtora Maria Neide, da comunidade Senegal.

A agricultora Odete Lis, que reside na comunidade Senegal há mais de 20 anos, também comemora a entrega das mudas. “Foi ótimo esse programa ter chegado, porque aqui era muito habitado por cajueiro, mas com a mosca branca foi abolido, e agora está voltando esse plantio, isso é maravilhoso, porque aqui nós vivemos praticamente do cajueiro, da castanha e do caju também, porque vendemos a fruta e a castanha”, enfatizou.

Titular da Seadru, Faviano Moreira ressalta a importância desse processo de revitalização da cajucultura para a zona rural de Mossoró. “O ‘Mossoró Rural’ está contemplando, na cadeia produtiva da cajucultura, a entrega de 40 mil mudas, entrega que está sendo finalizada, e tecnicamente ainda é o momento perfeito, porque o inverno ainda está ocorrendo. O caju fornece os frutos sem necessidade de tanta tecnologia, de tanto manejo, e ajuda a fixar o homem no campo, o que é essencial para o desenvolvimento da nossa agropecuária”, disse.

Gestor do Projeto de Fruticultura da agência do Sebrae/RN em Mossoró, Franco Marinho fala sobre a parceria com o Município. “O ‘Mossoró Rural’ é um dos projetos mais importantes que nós temos em parceria com os gestores municipais. Estamos aqui revitalizando a cajucultura, atendendo a mais de 125 produtores, e estamos trazendo para o pequeno produtor consultoria, melhoramento genético na produção, com mudas certificadas, adaptadas ao município, e a gente espera com isso levar o desenvolvimento para o campo”, frisou.

As mudas distribuídas aos agricultores são certificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), gerando cajueiros de alta produtividade. Com a conclusão da entrega das mudas, neste final de semana, mais de 125 produtores terão sido beneficiados, de aproximadamente 20 comunidades rurais, realizando o plantio em cerca de 250 hectares.

“São 40 mil mudas de caju distribuídas, de um tipo diferenciado, aquele tipo precoce, que a partir do segundo, terceiro ano já está ali produzindo a castanha. Ao todo vamos ter 250 hectares, o que dá uma condição realmente de renda, de subsistência do agricultor, para ele ter ali logo, num futuro breve, uma renda direta e poder estar comercializando a sua castanha. Isso é a verdadeira independência que a gente tem que dar para a zona rural de Mossoró”, finalizou o prefeito Allyson Bezerra, que acompanhou a entrega na manhã deste sábado.