sexta-feira - 21/04/2023

Prefeitura de Mossoró realiza ações pelo Dia da Paz nas Escolas e encontro formativo com gestores

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró realizou nesta quinta-feira (20) uma série de atividades referentes ao Dia da Paz nas Escolas. Com ações simples, mas com impacto significativo no contexto escolar, as escolas e UEIs compartilharam mensagens de afeto, carinho e amor, estimulando os bons sentimentos.

“A Secretaria de Educação estimulou todas as unidades de ensino a praticarem ações que abordassem a temática da paz, fazendo o aluno perceber que ela é alimentada por ações simples do cotidiano. Um dia em que chamamos a atenção para o fato de que a paz deve ser cuidada todos os dias. E cabe a escola/UEI também cultivá-la desde a primeira infância”, destacou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, acrescentando:

“A nossa orientação é no sentido de que não se propague a violência, as fake news, e sim a paz no ambiente escolar, na família, com ações gentis, de afeto, de cuidado. Essa é uma responsabilidade coletiva. As famílias são fundamentais nesse processo também”, pontuou a secretária.

Também nesta quinta-feira foi realizado o primeiro encontro do ano do projeto “Família e Escola: fortalecendo vínculos, construindo parcerias”. A atividade, que reuniu gestores e gestoras das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino, ocorreu no auditório da Universidade Potiguar (UnP) e teve como tema “Vamos contar nossas histórias: o tempo não para”.

O encontro, que teve como palestrante o pastor Marcos José Limeira, integra as ações do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), que é desenvolvido ao longo de todo o ano, contemplando não apenas gestores, mas também professores, supervisores, secretários escolares e demais setores da SME.

“Nosso encontro foi bastante significativo e inspirador, pois contou com relatos de experiências que evidenciaram a importância da parceria família e escola para a construção e fortalecimento dos vínculos”, destacou a professora Eliane Araújo, coordenadora de Avaliação e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.

A diretora da UEI Lindalva de Oliveira Dias Castro, Marleusa Duarte, participou do encontro desta quinta-feira e ressaltou a importância da formação. “O projeto traz uma grande oportunidade para as famílias adquirirem conhecimentos relevantes para o acompanhamento da vida dos seus filhos, um espaço que é construído e fortalecido a cada encontro e tema abordado”, disse.

Secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar explica que os encontros realizados pelo Programa de Formação Continuada atendem às necessidades apresentadas por todos os setores da SME.

“Preparamos o Programa de Formação Continuada deste ano a partir de um workshop que realizamos com todas as gerências, todos os setores da SME, que pontuaram as dificuldades, e os pontos positivos também, com base na realidade vivenciada diariamente na relação com o público, com toda comunidade escolar, na relação intersetorial, para que pudéssemos planejar as ações que já estão sendo executadas, visando ao aperfeiçoamento das nossas práticas”, frisou, lembrando que diversos encontros formativos já foram realizados ao longo das últimas semanas.