sábado - 22/04/2023

Edição 2023 do programa “Semear” entra na reta final beneficiando mais de 4,2 mil agricultores mossoroenses

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró realiza até a próxima terça-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), a entrega das ordens de óleo diesel para os agricultores cadastrados no programa “Semear", edição 2023. Até o momento, mais de 4,2 mil agricultores já receberam as ordens e realizaram o corte de terra, com boas expectativas de colheitas nas próximas semanas.

O agricultor Lucimar da Silva, da comunidade Arisco, é um dos contemplados com o programa “Semear”. Na manhã deste sábado (22), sua terra começou a ser cortada para o início do plantio de feijão na localidade. “Não só para mim, mas para todos os agricultores, (o programa) é importante, porque há muitos que não possuem condições. Agora é esperar a colheita. A expectativa é boa”, relatou.

Faviano Moreira, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, considera o programa “Semear” como essencial para o homem e a mulher do campo. “Sem esse apoio, o pequeno agricultor não teria condição de fazer o seu plantio. Cerca de 95% dos agricultores já cortaram a terra, o restante está preparando a terra e o plantio, sobretudo, para feijão. O programa atingiu os seus objetivos, dentro do que nós planejamos, e vamos ter, com o bom inverno que está ocorrendo, uma boa safra em Mossoró”, disse.

A Prefeitura está investindo mais de R$ 600 mil no programa de corte de terra este ano. Cada agricultor recebe, em média, 22 litros de óleo diesel. No total, estão sendo distribuídos mais de 100 mil litros do combustível para os agricultores mossoroenses. O prefeito Allyson Bezerra acompanhou a execução do programa, na manhã deste sábado, na comunidade Arisco.

“É uma importante iniciativa, um importante investimento que a Prefeitura faz todo inverno, chegando diretamente às comunidades rurais de Mossoró. Temos mais de 4 mil agricultores beneficiados diretamente com a distribuição do óleo diesel, que dá oportunidade do trator cortar a terra, plantar o milho, plantar o feijão. A gente vai continuar esse trabalho e buscar ampliá-lo, fazendo com que chegue ao agricultor que mais necessita, que mais precisa, chegue ao homem do campo, que vai ter a oportunidade de retirar o seu sustento do plantio, da sua colheita”, finalizou.