sábado - 05/11/2022

Programa de Recomposição das Aprendizagens é sucesso na Rede Municipal de Ensino

Por: Fábio Oliveira

Preocupada com as perdas da aprendizagem durante o período crítico da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), desenvolve estratégias para repor conteúdo e implantar processos que estimulem as habilidades do alunado, prejudicado com os efeitos do período pandêmico. Nesse sentido, o Município implantou o Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que contempla todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, em aulas extras realizadas aos sábados.

“O programa, que utiliza-se de estratégia didático-pedagógica, visa recuperar o aprendizado que deixou de ser feito com a paralisação das aulas durante a pandemia, ou mesmo com as aulas remotas onde muitos não conseguiram acompanhar e/ou não desenvolveram. E elas são feitas de forma lúdica, para diferenciar das aulas normais, da semana”, explicou Vanúzia Saldanha, diretora da Escola Municipal Francisco Morais Filho, no bairro Bom Jardim, durante aula na manhã deste sábado (5).

Nesta unidade, cerca de 100 crianças identificadas com algum tipo de dificuldade de aprendizagem durante a pandemia foram selecionadas para acompanharem as aulas do PRA. As aulas acontecem semanalmente desde o dia 26 de março, com uma carga de 5 horas/aula. Tanto a frequência, quanto o aproveitamento dos alunos tem sido satisfatório, o que só é possível com o engajamento dos pais.

Vanúzia Saldanha, diretora da Escola Municipal Francisco Morais Filho

“A gente sentia uma frequência maior no início. Com passar do tempo, com a proximidade do fim do ano e com alguns problemas particulares de cada família, essa frequência foi diminuindo. Nós já conversamos com os pais e eles, que se preocuparam durante a pandemia como o conteúdo seria reposto, prometeram trazer os filhos de volta. Mas, apesar dessa diminuição ao longo dos meses, estamos com cerca de 70% de frequência entre os alunos identificados e escolhidos”, concluiu Vanúzia.

O interesse dos alunos para manter a frequência nas aulas tem ligação direta com o método estabelecido para aplicar o PRA. “Essas crianças que estão vindo aos sábados tiveram um déficit muito grande na pandemia com as aulas remotas. Algumas sequer participaram. E elas estão vindo para uma aula de reforço devido a forma diferente que está sendo aplicada. São aulas lúdicas, com brincadeiras, com jogos. São estratégias que motivam essas crianças a frequentarem e aprenderem ao mesmo tempo que brincam. O objetivo tem sido alcançado”, revelou a professora Leysyane de Melo.

Professora Leysyane de Melo: "O método estimula as crianças"

As aulas do PRA na Escola Municipal Francisco Morais Filho contemplam crianças do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, com idade que varia de 6 a 10 anos.  “Eu acho legal e muito importante, porque a gente recupera o que não aprendeu antes. A gente se interessa porque as aulas são legais, tem gincana e a gente aprende muito”, declarou a pequena Milena Vivian, de 9 anos, que frequenta o 4º ano na instituição.

Milena Vivian, de 9 anos: "As aulas são legais e a gente aprende muito"

O cronograma estabelecido para o Programa de Recomposição das Aprendizagens prevê mais duas datas para encerrar esse primeiro ano do projeto. As aulas começaram em 26 de março, terão sequência em 26 de novembro e 3 de dezembro próximo, quando será encerrada a temporada 2022.