sexta-feira - 04/11/2022

Programa “Criança Feliz”: Semasc realiza encerramento de capacitação com os visitadores

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do programa “Criança Feliz”, realizou na tarde da última quinta-feira o encerramento da capacitação com os 42 visitadores que têm realizado um trabalho junto à população mossoroense.

“Essa capacitação foi realizada em três encontros aonde abordamos vários pontos do programa “Criança Feliz”, como ele funciona, sobre as visitas domiciliares, como planejar essas visitas, o que usar com os usuários acompanhados. Todos os visitadores participaram e hoje vamos entregar a cada um deles um certificado e também vamos realizar um teste de avaliação. Foi um momento também para agradecer a nossa secretaria pelo apoio em cada ação”, declarou a coordenadora do programa “Criança Feliz”, Denisa Praxedes.

A visitadora Mírian Jéssica fala sobre a relevância dessas capacitações para o bom desenvolvimento da equipe. “Para nós é muito importante esse contato com quem está à frente e passar também para eles as nossas necessidades diante de situações que nos deparamos no dia a dia”, frisou.

Assistente Social da Semasc, Dorisângela Lima declara que o papel da secretaria é também oferecer aos estudantes que têm atuado como visitadores, mais conhecimento, compartilhar experiência para que as políticas públicas possam ser aplicadas da melhor forma possível.

“A Assistência Social enquanto política pública tem várias particularidades e para que esses estudantes visitadores possam desenvolver um trabalho com qualidade e eficiência, acolhendo e atento para contribuir para uma transformação dessas famílias, se faz necessário essas capacitações. Só neste ano já realizamos 20 momentos de formação com o público de visitadores do programa “Criança Feliz”, pontuou.

Titular da pasta, Evanice Fernandes compartilha sobre a satisfação que é para a Semasc investir em capacitação de toda equipe. Para ela, investir nos visitadores é garantir um bom acolhimento à população.

“O programa ‘Criança Feliz’ é um projeto federal que nós monitoramos e estamos sempre procurando capacitar esses estagiários que atuam como visitadores que todos os dias estão lidando com a população. Eu estive participando hoje do encerramento e falei da importância que as capacitações irão trazer para a vida profissional de cada um deles”, concluiu.