segunda-feira - 08/02/2021

Profissionais da Defesa Civil participam de capacitação sobre reconhecimento de áreas de risco geológico

Por: Solange Santos

A capacitação foi organizada pela Defesa Civil Estadual, junto ao Serviço Geológico do Brasil. O curso “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico” tem carga horária de 20 horas e está sendo ministrado online. O objetivo é transmitir conceitos e aspectos metodológicos sobre o reconhecimento e delimitação de áreas de risco geológico.

“Trabalhamos diretamente na prevenção de desastres naturais. Essa capacitação enriquece nosso conhecimento, estamos aprendendo diversas técnicas que auxiliam no reconhecimento de áreas de risco”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, Alcivan Gama.

O curso aborda variados assuntos, como conceitos gerais das dinâmicas geológicas, que podem causar desastres como deslizamentos de terra, enxurradas e enchentes. As aulas também abordam os principais eventos erosivos ocorrentes, em especial, no Rio Grande do Norte.

Na zona rural de Mossoró, sítio Arísco, a Defesa Civil detectou um início de um processo erosivo grave no solo. Uma cratera com mais de 7 metros de profundidade se formou na comunidade. Rapidamente os profissionais interditaram o local e um estudo está sendo realizado para descobrir o que pode estar causando o fenômeno natural. A região está sendo monitorada pela equipe de Serviços Geológico do Brasil com apoio da Defesa Civil.

Início de processo erosivo no sítio Arísco | Foto: Defesa Civil

“Nossa equipe fazendo um trabalho preventivo, visitando as comunidades rurais, detectou um processo de erosão no sítio Arísco. O Chão chegou a ceder, só um estudo bem detalhado pode chegar a causa desse evento. Notando o perigo da área, isolamos o local e acionamos de imediato a Secretaria de Serviços Urbanos, que fez o tamponamento do buraco. Moradores relataram que o evento acontece em outros locais da comunidade”, enfatizou Gama.

Profissionais da Defesa Civil realizando o isolamento da área
Equipe da Secretaria de Serviços Urbanos realizando o tamponamento do buraco

O curso começou segunda-feira (01) e segue até quarta-feira (10), onde terminará com um estudo de caso. Os envolvidos farão uma prova e receberão certificados após aprovação.

“Estamos buscando conhecimento para melhorar cada vez mais o atendimento à população", finalizou o coordenador da Defesa Civil.