segunda-feira - 08/02/2021
Agricultura discute regularização e comercialização de polpas de fruta e macaxeira por cooperativa
Por: DIRETI
Representantes da Secretaria da Agricultura se reuniram na manhã desta segunda-feira, 8, com membros da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (COOAFAM) e conheceram a estrutura do local e ouviram as demandas dos sócios da cooperativa.
O secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira, disse que um dos principais pontos discutidos está relacionado ao início do trabalho de legalização com relação a possibilidade de eles comercializarem a macaxeira e que já há uma orientação nesse sentido.
“Nossa equipe do Serviço de Inspeção Municipal já orientou aqui uma alternativa para que eles possam comercializar a adequação de um espaço. Até então a possiblidade era de que eles construíssem uma unidade de beneficiamento da macaxeira fora daqui da cooperativa e ia deter um volume de recursos muito alta e com essa nossa alternativa técnica eles vão conseguir essa adequação com um valor bem menor”.
“Estamos dando o suporte técnico e também fazendo um levantamento das demandas junto aos produtores das unidades que fazem parte da Coofam para poder também ter uma maior produtividade para que chegue aqui uma quantidade de frutas que possam ser processadas e encaminhadas para comercialização”, completou.
Faviano destaca também outras demandas da cooperativa como capacitação técnica, de assistência e cursos. O secretário ressalta que a equipe da pasta vai promover essa capacitação dos cursos em parceria com outras entidades. Outro ponto destacado diz respeito a infraestrutura do local.
“Eles têm outras demandas como parte de capacitação técnica, assistência, cursos. Nós vamos estar agendando uma reunião com eles para fazer um planejamento e aí nossa equipe técnica vai promover essa capacitação dos cursos em parceria com outras entidades. Também temos uma situação de infraestrutura onde é solicitada a questão de aterros para nivelar o terreno, onde também vamos buscar parcerias para conseguir esse material para melhorar a infraestrutura do local”.
A presidente da COOAFAM, Cleonice Maria de Andrade, disse que o encontro serviu para que a cooperativa estreite a comunicação junto a secretaria e alinhar temas de interesse das partes. Ela reiterou que a cooperativa já tem quase 100% da documentação pronta.
“São muitas pessoas que produzem e não tem para onde destinar a sua produção. A cooperativa tem essa função. Quando há essa união entre a Secretaria de Agricultora e cooperativa fica mais fácil a comercialização através dos programas institucionais. O agricultor é bem mais visto através de uma cooperativa quando existe uma parceria. Nós já estamos com 90% de toda a documentação necessária para entregar o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)”.
A polpa de fruta é o carro-chefe da COOFAM que trabalha ainda com galinha caipira, mamão, melão, melancia, fruticultura irrigada em geral, além de macaxeira, batata e produção de hortaliças. Atualmente o espaço conta com 54 sócios, mas Cleonice Maria acredita que o número salte para entre 60 a 70 futuramente. A cooperativa tem quase 10 anos de existência.