segunda-feira - 17/04/2023

Prefeitura reúne gestores escolares em formação sobre rotinas administrativas

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró realizou na tarde desta segunda-feira (17) mais um encontro com profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino. A formação, voltada para diretores das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs), debateu o tema rotinas administrativas e pedagógicas, tendo como destaque a edição 2023 do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), executado desde 2022 pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Os gestores foram convidados para continuarmos com esse processo de orientação das rotinas administrativas nesse momento de retomada de todos os professores, mas principalmente para orientarmos sobre as atividades do PRA, que este ano tem um foco muito específico: os alunos que vão se submeter ao exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)”, explicou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, destacando também que, na oportunidade, foram discutidas questões relacionadas à segurança nas unidades.

A participação no encontro formativo contou com expressiva participação dos gestores das unidades de ensino. Jéssica Nunes, diretora da Escola Municipal Dr. José Gonçalves, localizada no Sítio São João da Várzea, ressaltou a importância do momento. “É muito importante essa atividade com a equipe da SME. É sempre bom termos esses momentos de aprendizados, principalmente quando temos uma equipe de gestão como a de hoje. Juntos somos mais fortes”, frisou.

“Esse momento é enriquecedor, porque nos capacita para que possamos ofertar cada vez mais uma melhor qualidade de ensino às crianças, com a educação sempre em primeiro lugar”, acrescentou Aline Emanuela, diretora da Escola Municipal Raimundo Fernandes, localizada no bairro Santo Antônio.

O alinhamento entre os gestores de todas as unidades é um dos pontos destacados pela diretora Isabele Santos, da Escola Municipal Nono Rosado (bairro Costa e Silva), como resultado concreto dos encontros formativos promovidos pela SME. “Essas formações acabam nos proporcionando esse alinhamento com a equipe gestora das unidades e com a própria Secretaria. São momentos sempre muito importantes, porque nós tiramos dúvidas que estão pendentes”, disse.

Isabele Santos, diretora da Escola Nono Rosado

“O gestor é muito importante na unidade, porque ele tem esse olhar não somente numa perspectiva pedagógica, mas na perspectiva administrativa também. Cada vez que a gente chama eles para dialogar, orientar em todos os aspectos necessários na continuidade das rotinas, são momentos importantes e gratificantes também, porque há uma troca de experiências para além das orientações que são dadas”, finalizou a gerente executiva Pedagógica da SME, Gilneide Lobo.