segunda-feira - 17/04/2023

“Saque Livre”: iniciada escolinha de vôlei no Ginásio Pedro Ciarlini

Por: Fábio Oliveira

Foi dado o saque inicial para a escolinha de vôlei da Prefeitura de Mossoró, novo projeto social do Município, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semej). A primeira aula do “Saque Livre”, como foi batizado o projeto, aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), no Ginásio Pedro Ciarlini, onde acontecerão semanalmente os encontros.

Meninos e meninas entre 9 e 20 anos de idade lotaram a quadra do ginásio para a aula inaugural.

O projeto já pode ser considerado um sucesso, em face da adesão registrada, vez que as 100 vagas disponibilizadas pelo Município para essa fase do “Saque Livre”, cujas matrículas foram abertas no dia 29 de março passado, esgotaram em apenas dois dias de inscrição.

“É uma satisfação imensa. A sensação que temos neste momento, recebendo 100 crianças e adolescentes aqui no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, é que estamos atingindo nosso objetivo. Isso mostra muito do que queremos, enquanto Prefeitura de Mossoró, que é oportunizar a essa juventude em praticar o esporte e transformá-la através dessa formação social. Além disso, ocupar o “Pedro Ciarlini”, criando calendário para este belíssimo equipamento”, comemorou Larissa Maciel, secretária municipal de Esporte e Juventude.

Secretária de Esporte, Larissa Maciel: oportunidade para a juventude.

As aulas do projeto acontecerão duas vezes por semana, com turmas divididas por faixas etárias. Nas segundas-feiras, das 14h às 16h, acontecem os treinos para jovens entre 9 e 15 anos de idade.

Nas quartas-feiras, no mesmo horário, as aulas serão destinadas ao público dos 16 aos 20 anos.

“Como a escolinha é voltada para a iniciação, a gente vai aplicar neste primeiro momento alguns fundamentos, como saque, levantamento, recepção, entre outros. Para muitos desses alunos, este é o primeiro contato com esse esporte, então explorar os fundamentos e fazer com que eles se divirtam e percam o medo é essencial”, declarou Gabriel Morais, professor responsável por ministrar as aulas na escolinha de vôlei da Prefeitura, explicando a dinâmica dos treinos.

Gabriel Morais: "trabalhando fundamentos"

Se alguns alunos do projeto “Saque Livre” estão iniciando na modalidade, outros já conhecem o esporte de perto. É o caso de Andreza de Góis, de 16 anos, que pratica o vôlei já há dois anos na escola onde estuda. Ela aprovou o projeto e saiu satisfeita da primeira aula. “Soube da escolinha pelas redes sociais, então vim para aprimorar minhas habilidades. A aula está sendo bastante proveitosa. Tô muito feliz”, declarou.

Andreza Góis: "aprimorar minhas habilidades"

Marcos Vinícius, de  20 anos, também é outro atleta com vivência no esporte, mas viu na escolinha uma oportunidade de aprimorar suas técnicas.

“Todo mundo, quando pratica algum esporte, tem alguma deficiência. Eu também tenho as minhas, então vim aqui para tentar melhorar alguns aspectos que acho que preciso e posso melhorar”, pontuou.

Marcos Vinícius: "vim para melhorar"