quinta-feira - 27/02/2025

Prefeitura realiza ação de prevenção às ISTs no Carnaval na Praça do Pax

Por: Thiago Braga

Foto: Thiago Braga (Secom/PMM) Foto: Thiago Braga (Secom/PMM)

Na manhã desta quinta-feira (27), a Prefeitura de Mossoró deu continuidade à série de ações de saúde em prol da prevenção e conscientização da população quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), neste Carnaval. A Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax, recebeu evento alusivo à campanha que busca chamar atenção da sociedade para os cuidados com a saúde durante a folia.

A vendedora Magnólia dos Santos aproveitou o evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para realizar testagem rápida. “Eu achei essa ação muito importante, pois já vai começar o Carnaval e fazer os exames é fundamental. Tem muita gente que tem medo de fazer o teste, mas é necessário”, contou.

Na ação, a equipe de multiprofissionais ofertou ao público serviços como: testagem rápida pra HIV, Sífilis, Hepatites. Além disso, houve distribuição de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e materiais informativos com orientações sobre ISTs.

“O objetivo nosso é conscientizar a população da importância do uso do preservativo não só nesses momentos festivos, mas em todos os momentos que for fazer sexo. O preservativo ainda é o método preventivo mais seguro, pois protege contra o HIV e todas as demais ISTs. Estamos orientando que é possível brincar o Carnaval de forma segura, fazendo o uso do preservativo”, destacou Isabela Lopes, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Isabela Lopes, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

E ainda acrescentou: “O preservativo tem que ser um item de carnaval junto com abadá. Ele tem que estar no bolso porque se precisar a gente já está seguro para fazer o uso”.

A campanha busca a prevenção e diagnóstico precoce das ISTs: HPV, donovanose, HIV/AIDS, herpes genital, tricomoníase, candidíase, cancro mole, gonorreia, sífilis. Além disso, visa orientar à população para a importância do uso do preservativo nas relações sexuais.

“A gente percebe que vem crescendo o número de pessoas com infecções, com as chamadas ISTs. A Secretaria de Saúde está sempre atenta nos seus espaços, não só da atenção primária, mas de atenção especializada. Hoje, realizando uma campanha mais abrangente, bonita, trazendo aqui para a praça, onde as pessoas têm mais acesso. A gente trouxe alguns kits de prevenção com preservativos para entregar à população e conversando também com as pessoas para curtir o Carnaval com responsabilidade”, elencou Diana Fernandes, assistente social.

Diana Fernandes, assistente social.

O Ministério da Saúde aponta que o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C.

“Eu considero importante participar das ações para saber como está a nossa saúde. Eu aprovo essa ação da Prefeitura de Mossoró, pois é muito relevante para todos”, disse a cuidadora Silmara Maria.

BLITZE – Na sexta-feira (28), a partir das 7h30, a ação de prevenção às ISTs será promovida pelos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no cruzamento das ruas Vesceslau Braz com Delfim Moreira.

No mesmo dia, durante a manhã, acontecerá uma outra blitz de caráter educativo, onde os profissionais de Saúde vão acompanhar a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que orientará condutores de veículos nas estradas. Uma ação direcionada a quem já pega a estrada rumo ao descanso ou folia no começo deste fim de semana.

ISTs – As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. De maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Tags:
Anterior Próximo